Câmara aprova cerca de 1 milhão de reais em Emendas Impositivas

Mesa Diretora durante Reunião Ordinária do dia (24)

Os vereadores aprovaram em segunda discussão, durante a Reunião Ordinária, da última segunda-feira (24), 13 Projetos de Lei responsáveis pela abertura de Crédito Especial para o Orçamento Impositivo.

Isso significa que cada parlamentar terá direito a indicar durante o ano de 2020, R$ 276.923,00 para serem empregados pelo executivo em obras ou serviços diversos. Em Itabirito, o Orçamento Impositivo foi criado pela Lei 3370 de 17 de dezembro de 2019.

O vereador Geraldo Mendanha falou das dificuldades enfrentadas pelas comunidades rurais e dos distritos por causa da redução de horário do transporte coletivo. Ele pediu uma solução urgente por parte do executivo.

Geraldo pediu a manutenção urgente da subida do morro do Neto, em Córrego do Bação e que seja controlado o trânsito de carretas. Segundo ele, não foram feitas a drenagem pluvial, as canaletas e o meio fio e por ser um Local íngreme, vem sofrendo erosões e o asfalto está sendo corroído.

Ricardo Oliveira solicitou a reabertura consciente do comércio e solicitou uma melhoria na fiscalização. Ele criticou a falta de medicamentos na UPA e nas UBS. O vereador pediu que o executivo resolvesse o problema da redução dos horários do transporte coletivo.

Nilson Esteves fez questão de externar sua decepção com a má administração da cidade. Segundo ele, os bairros e praças estão mal cuidados, além de o asfalto colocado ser de péssima qualidade. Ele pediu mais cuidado com o trato do dinheiro público.

Arnaldo dos Santos elogiou as obras de asfaltamento da rua Projetada, na Carioca. Ele contou que o prefeito garantiu a ele, que a rua 6 do Country será asfaltada em seguida. O vereador falou da importância do diálogo com o executivo para desenvolver os trabalhos em prol da população.

O vereador negou a intenção de se candidatar a prefeito e disse que as notícias veiculadas sobre isso não procedem.

A líder de governo Rose da Saúde elogiou as portas com sensor e de vidro implantadas na UPA. Ela sugeriu a criação de um Projeto de Lei para a Minas Mais dar uma contrapartida por causa dos danos causados pelas carretas na cidade.

Rose deseja que as empresas que se instalem na cidade cumpram a lei para que 80% da mão de obra contratada seja de Itabirito.

O presidente Renê Butekus externou sua preocupação com a não abertura do comércio. Segundo ele, muitos empresários estão fechando as portas ou se mudando para outros municípios devido à falta de iniciativa do executivo.

Ele denunciou que, desde maio, data da adesão ao Minas Consciente, praticamente nada foi feito. Na avaliação do presidente o que se viram foram multas em cima dos comerciantes e projetos para parcelar as multas.

O presidente fez ainda uma denúncia de que a fiscalização tem tratado sem igualdade algumas autoescolas quanto à autorização de funcionamento. Ele falou que vai levar essa situação ao Ministério Público.

Renê afirmou ser uma vergonha em menos de seis meses a prefeitura gastar 500 mil reais em publicidade. Ele reconheceu faltar expertise e sensibilidade do executivo na administração da cidade.

Projetos de Lei (PL)

Veto ao autógrafo de lei 81 foi enviado para análise da comissão. Projeto de Resolução 04 foi aprovado. Os PLs 40, 92, 93, 94, 95, 96, 98, 100 a 112, 113, 115/2020 foram todos aprovados. O PL 118 é matéria nova foi encaminhado para as comissões.