O prefeito sancionou, no final de novembro, o Projeto de Lei 3282/2018 que dispõe sobre a “Semana Municipal de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher”. A iniciativa foi de autoria do vereador Ricardo Oliveira e tem o objetivo de promover uma semana de atividades em novembro, conscientizando sobre a importância de se combater tal violência.
Segundo o Projeto, a Semana será realizada anualmente em novembro, tendo início preferencialmente no dia 25 conhecido como o “Dia Mundial de Luta pela Não Violência Contra a Mulher”.
Nesse período serão realizados palestras, debates, cursos e manifestações com o objetivo de difundir a importância de se combater a violência contra o sexo feminino.
Ricardo Oliveira explica que a violência doméstica e familiar contra a mulher precisa ser combatida de forma urgente e todos os dias, isso o levou a pensar em mecanismos para minimizar tal violência.
“O trabalho de prevenção é o primeiro passo para garantir a integridade das mulheres em nosso município”, acredita o vereador.
Os números de casos referentes à violência contra a mulher em Itabirito são expressivos, 70% dos processos existentes são dessa natureza. Os dados revelam que a maioria dos casos, o agressor possui algum vinculo afetivo.