Os vereadores aprovaram dois Projetos de Lei interessantes em segunda discussão: o PL 121 que institui a Lei Municipal de Proteção aos Animais, de autoria do vereador Nilson Esteves e o PL 126 responsável por proibir a inauguração e entrega de obras públicas inacabadas, do vereador Ricardo Oliveira. Estes foram os principais destaques da Sessão Ordinária da última segunda-feira (10).
Max Fortes parabenizou a Banda Boa da Apae de Itabirito pela participação no programa de TV Rolê das Gerais. Ele também negou os boatos de que o comércio vai voltar a fechar por causa do Covid-19 e que os vereadores votaram uma lei nesse sentido.
A líder do prefeito, Rose da Saúde, leu ofício um respondendo a críticas do presidente da Câmara Renê Butekus sobre algumas falas do prefeito durante a campanha.
Ricardo Oliveira ressaltou a importância do processo eleitoral em Itabirito e espera que o eleitor escolha bem tanto o prefeito quanto aos vereadores.
Nilson Esteves teceu críticas ao fechamento da Praça 1º de maio há cerca de dois meses para reforma. Ele questionou uma doação de 35 mil reais vinda de outro estado para o candidato Orlando Caldeira. O vereador vai investigar se isso tem algum tipo de ilegalidade.
O presidente Renê Butekus afirmou estar satisfeito com as respostas dadas pelo executivo por meio da líder do governo. Ele garantiu que vai continuar cobrando e denunciou o excesso de obras eleitoreiras feitas pelo atual governo.
Segundo ele, em dois meses da licitação da asfalto já foram gastos quase 8 milhões em asfaltamento nas vias da cidade. Renê desafiou o prefeito a dar uma solução ao transporte coletivo de Itabirito. O presidente também exigiu providências em relação à sinalização ineficiente na avenida José Farid Rhame.
Projetos de Lei (PL)
Os PLs 121, 126, 131, 133, 134, 135, 136, 137, 138, 141 aprovados. Os PLs 146, 147 e 148 são matérias novas e foram encaminhados para as devidas comissões.