O vereador Leo do Social vai presidir a Câmara Municipal de Itabirito em 2021. Em vitória apertadíssima, com a diferença de um voto apenas, ele derrotou a chapa encabeçada pelo vereador mais votado Igor Nego Liso. A eleição ocorreu, após a posse do prefeito e parlamentares, na noite de sexta-feira (1).
Leo do Social é um dos principais aliados do prefeito Orlando Caldeira, foi inclusive líder do mandatário na Câmara, além de ter tido o privilégio de indicar secretários e aliados para postos chaves na atual administração.
Apesar do apoio do prefeito e de intensa articulação política em torno da chapa encabeçada por ele, a vitória não foi fácil e só possível graças ao embarque total dos três vereadores do MDB na base do governo.
Parlamentares da base, aliados e articuladores do governo previam uma vitória bem mais fácil com diferença de até 10 votos ao contrário do placar apertadíssimo de sete votos a favor da chapa e seis contra.
O resultado traz a tona algumas constatações: o governo e o atual presidente não terão vida fácil no legislativo; o MDB se fortalece e passa a ser o principal credor do governo; a oposição está viva, bem articulada e promete dar trabalho nestes quatro anos.
Tudo indica que os articuladores políticos do prefeito Orlando Caldeira terão que trabalhar com afinco para conseguir manter a frágil maioria entre os vereadores e assim aprovar com um mínimo de tranquilidade as pautas de interesse do governo.
A atual Mesa Diretora da Câmara Municipal é composta pelos vereadores Leo do Social (presidente), Anderson Martins (vice) e Daniel Sudano (secretário).