Segundo o site IG, algumas das principais commodities tiveram forte queda, na 3ª feira (15), e ameaçam impactar fortemente o mercado nacional: o petróleo do tipo Brent caiu 6,06%, para US$ 100,45 – menor cotação há bastante tempo e levando a gasolina a cair 5,35% no mercado internacional. O minério de ferro teve queda de 8,52% e as bolsas chinesas desabaram.
Todos esses são fatores relevantes para a economia brasileira e sobretudo para Itabirito, cuja arrecadação é totalmente dependente da mineração: o minério de ferro continua sua trajetória de queda, fechando com um recuo em Dalian, bolsa de commodities chinesa responsável pela formação o preço. A Vale (VALE3) deve continuar vendo suas ações caindo no curto prazo – ela é fortemente ligada ao preço da principal commodity.
A Petrobras (PETR4) viu o preço de seu principal produto cair – a companhia exporta cerca de 700 mil barris de petróleo por dia, e a queda da cotação prejudica seus resultados. Ao menos a gasolina também cai, reduzindo a disparidade internacional frente o preço interno, mesmo depois do reajuste.