Clube Itabirense se reinventou para se manter na pandemia

O presidente do Itabirense, Marcelo Freitas Teixeira

Com suas atividades diretamente afetadas pela pandemia de Covid-19, o clube Itabirense foi obrigado a se reinventar para continuar firme durante este período e não quebrar como muitos clubes.

Os cancelamentos de festas, a proibição de atividades físicas e esportes coletivos e de aglomerações em geral trouxe queda de receita brusca e dificuldades para a manutenção do espaço.

A alternativa encontrada foi reduzir os custos o máximo possível e usar da criatividade para manter a saúde financeira e seguir funcionando.

O presidente do Itabirense, Marcelo Freitas Teixeira, conta que foi obrigado a operar um verdadeiro choque de gestão para conseguir manter o clube em pleno funcionamento.

Ele explica que foram necessários cortar gastos, reduzir a mão de obra de 42 para 25 funcionários, controlar de modo mais eficaz os estoques, além de dar descontos de 15 a 25% nas mensalidades.

Além disso, Marcelo disse que buscou parcerias com empresas esportivas como a escolinha de futebol do Cruzeiro e reajustou os aluguéis através de índices mais justos para o clube e para os inquilinos.

“Hoje, estamos em situação de certa forma até confortável, porque mantivemos o patrimônio conservado nesse período e o mais importante, o clube operando no azul com inadimplência controlada”, contou Marcelo.

Com o retorno de Itabirito para uma onda menos restritiva as coisas para o clube melhoraram com o retorno gradativo das atividades como o uso das piscinas, das quadras de futebol e das áreas de lazer.

Marcelo entende que este período de distanciamento está sendo difícil, principalmente pelo afastamento de amigos e parentes, e que isto tende a reforçar a importância dos clubes para as pessoas.

Ele vê como desafios neste momento usar ao máximo a estrutura para gerar receita e a criação de um plano diretor para os próximos 20 anos.

“Apesar dos percalços conseguimos passar até bem por toda a crise e o momento agora é que o Itabirense volte à normalidade, mediante todos os protocolos de segurança sanitários”, finalizou.

O Clube Itabirense conta com 1.600 sócios, foi fundado em 1915 e palco de muitas festas e atividades importantes, além de ser um orgulho para Itabirito.