O prefeito Orlando Caldeira prorrogou, até o dia 27 de abril, ou seja, por mais cinco dias, o Decreto que fecha os estabelecimentos comerciais, com exceção dos considerados essenciais, para conter a pandemia do COVID-19.
O anúncio foi feito, nesta quarta-feira (22), por meio de um Comunicado Oficial, afirmando, que apesar do fechamento, a prefeitura estuda o retorno gradativo do comércio em Itabirito.
Havia uma grande expectativa de que o comércio poderia ser aberto já nesta quinta-feira (23), mediante a adoção de protocolos sanitários para assegurar a saúde tanto dos clientes quanto dos trabalhadores.
Entidades pedem abertura do comércio
As Entidades Empresariais de Itabirito encaminharam um Ofício ao prefeito Orlando Caldeira, na sexta-feira (17), solicitando o retorno das atividades comerciais, para evitar o desemprego e a quebradeira de empresas.
Ofício foi assinado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Adesita, o Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista (Sincovita) e a Associação Comercial e Empresarial.
O grupo propôs flexibilizar as restrições de funcionamento do comércio, mediante alguns cuidados. A intenção é equacionar os impactos da crise econômica cujos efeitos contaminam a manutenção das atividades comerciais e dos empregos
Confira o comunicado da prefeitura