A seis dias do Natal, a decoração natalina de Itabirito deste ano deixou muito a desejar. Pobre, decepcionante e sem graça. Essas palavras têm sido utilizadas pela população para definir a ornamentação ou a falta dela.
Saltam aos olhos a escassez de capricho e a economia na quantidade de enfeites colocados em parcos pontos da cidade.
Quem passa pela Praça da Estação, tradicional ponto de decoração natalina, se decepciona com a falta das luzes e dos enfeites que embelezavam a noite do local em outros anos.
Não há como ignorar a árvore-de-natal, na Praça da Bandeira, com decoração sem graça e coberta de merchandising de lojas.
A quantidade ínfima de pisca-piscas colocados em poucos pontos da cidade causa melancolia por quem passa por eles à noite.
A impressão é que tudo foi feito de improviso, com material reaproveitado e em cima da hora, apenas para cumprir obrigação.
É importante ressaltar que o problema não é exclusivo desta gestão, pois a ornamentação nos últimos três anos já vinha decaindo.
A secretária de Patrimônio e Cultura, Júnia Melillo, esclareceu que havia previsto um projeto bem mais elaborado. Contudo, nesse ano, a Prefeitura não teve recursos suficientes para investir na ornamentação.
Ela conta que esse item não estava licitado e diante da situação, foi elaborado um plano muito mais simples para que a cidade não ficasse sem decoração alguma.
“Utilizamos uma árvore antiga encontrada em nossos depósitos e convidamos os lojistas para enfeitá-la. Conseguimos junto à rede Farid e à Elétrica Cemil iluminação para alguns pontos. A casa do Papai Noel foi mantida, como nos outros anos, sendo de responsabilidade da CDL que recebeu patrocínio da Vale, via Adesita”, contou Júnia.
A prefeitura não investiu recurso algum na decoração natalina. Já a iluminação foi orçada em 18 mil reais, via patrocínio direto pela rede de Supermercados Farid e fornecimento de cabos via Elétrica Cemil.
Comerciantes insatisfeitos
É fato que a ornamentação de Natal atrai os consumidores e aumenta o volume de vendas. A ausência ou o atraso na instalação dela é péssimo para os negócios e prejudica a arrecadação de impostos.
Proprietários e gerentes de lojas na avenida Queiroz Júnior, mediante anonimato, deixaram claro suas insatisfações com a decoração e com as vendas abaixo das expectativas.
A dona de uma loja de roupas achou a decoração feia. “Deixou a desejar, não está bonita, eu esperava algo melhor, ainda mais por ser um governo novo. Tomara que as vendas melhorem até o dia 24”, comentou.
A gerente de uma loja de bijuterias foi na mesma linha. “A decoração está ruim, uma decepção. As vendas também precisam aquecer”, lamentou
A vendedora de uma loja de enfeites e brinquedos também se frustrou. “A ornamentação ajuda as pessoas a entrarem no clima natalino e isso é bom para as vendas. E nesse ano infelizmente decoração e vendas estão decepcionando”, afirmou.
A decoração de Natal deve ser encarada como investimento e não gasto, devido aos benefícios que ela traz para a arrecadação municipal.
Administradores que se escondem atrás de discursos como o da falta de dinheiro para não decorar suas cidades demonstram falta de visão e pagam um preço alto, pois ao invés de economia, acabam na realidade trazendo prejuízos financeiros a todos.