Decoração natalina de Itabirito sofre críticas generalizadas

Nem a árvore de natal da Praça da Bandeira agradou

Faltando duas semanas para Natal, a decoração natalina de Itabirito tem sido motivo de críticas generalizadas. “Horrível” tem sido a palavra mais usada para definir a ornamentação ou a falta dela. Alguns enfeites, de tão feios, estão sendo comparados a peças de Halloween por internautas, populares e até vereadores.

Além da escassez de capricho e a economia na quantidade de enfeites colocados em alguns pontos da cidade, os gastos pela Secretaria Municipal de Cultura na ornamentação, orçados em R$ 300.000,00 aumentaram o fervor das críticas.

Vale ressaltar que o descontentamento com a decoração natalina foi capaz de até unir vereadores de situação e de oposição, durante a reunião ordinária da última 2ª feira (6).

Os opositores Renê Butekus e Fabinho Fonseca reclamaram da pobreza dos enfeites e fizeram um contraponto com os gastos elevados. Eles também lamentaram os prejuízos financeiros que isto pode trazer para o comércio e a frustração causada nos moradores, principalmente nas crianças.

A dupla acrescentou que, na próxima reunião ordinária, vai encaminhar um requerimento para a secretaria responsável exigindo o detalhamento dos gastos com a decoração.

Os vereadores de situação Arnaldo dos Santos e o presidente da Câmara Leo do Social seguiram a linha dos colegas nas críticas. O primeiro reconheceu que está ruim e chegou a dizer que alguns ornamentos mais parecem uma decoração de Halloween.

O presidente da Câmara, além de não ter gostado da ornamentação, está temeroso com os efeitos no comércio, que passou dificuldades por causa da Covid-19. Leo do Social chegou a sugerir à secretária de Cultura que refizesse grande parte da decoração.

Entre os descontentes se destacam os lojistas, que nutriam grandes expectativas com a decoração de natal para ajudar a alavancar as vendas, pois o ano foi bastante ruim para o comércio em função da pandemia.

Proprietários e gerentes de lojas na Avenida Queiroz Júnior, mediante anonimato, deixaram claro suas insatisfações com a decoração e com as vendas abaixo das expectativas.

“A decoração natalina sempre foi boa para o comércio, pois as pessoas ficam mais animadas com o clima criado pelos enfeites e isso influencia as vendas, infelizmente os enfeites não ficaram bons” disse a gerente de uma loja de roupas no centro da cidade.

Segundo um dono de lojas de brinquedos e de enfeites, as pessoas costumam sair de casa pra ver a decoração e acabam comprando algum presente nem que seja uma lembrancinha. “A ausência dos enfeites de rua prejudica as vendas. Viemos de um ano ruim e ainda não temos apoio do poder público. Aí fica difícil”, desabafou.

A gerente de uma loja de enfeites natalinos acredita que a decoração ruim prejudicou o movimento na área comercial da cidade. “A decoração aflora nas pessoas a magia do natal e as anima a gastar mais nesse período. Estamos fechando em horário normal porque não adianta ficar aberto até mais tarde, pois não tem ninguém na rua”, lamentou.