A máxima “perco um amigo, mas não perco a piada” foi levada ao pé da letra por alguns internautas nas redes sociais de Itabirito que tiraram o último domingo (07) para satirizar a Defesa Civil Municipal. O motivo foi o ofício enviado pelo órgão ao TRE no dia 06 de junho pedindo o adiamento da eleição suplementar devido ao risco de rompimento das barragens de Forquilhas I e III da Vale e que felizmente não ocorreu.
Ao contrário do temido mar de lama, caos e tragédia, escoando pelas ruas de Itabirito, na data da eleição suplementar, que seria a princípio no último domingo (07), a cidade teve um dia ensolarado, de céu límpido e azulado com pessoas se divertindo em clima de paz e total serenidade.
O não rompimento das barragens acabou instigando alguns internautas a caçoar da Defesa Civil Municipal nas redes sociais e nos grupos de Whatsapp. Foram diversas postagens em tom de ironia com o órgão e temas alusivos à eleição.
É lamentável que uma entidade séria como a Defesa Civil tenha virado motivo de chacota nas redes sociais da cidade. Ao final das contas, quem sai perdendo é a população ao ver sua confiança abalada em um órgão, responsável por atuar em prol do bem estar da cidade e seus habitantes.
Se o ato da Defesa Civil em enviar o Ofício ao TRE pedindo o adiamento da eleição foi motivado por uma decisão técnica ou política não sabemos.
A dúvida é agravada pelo fato da coordenadora da entidade ainda não ter atendido à convocação dos vereadores e comparecido à Câmara Municipal para se explicar. Ela também não respondeu às perguntas enviadas via e-mail pelo Mova-se Inconfidentes esclarecendo pontos sobre as causas do Ofício pedindo o adiamento das eleições.
O vereador Ricardo Oliveira entrou, na tarde desta segunda-feira (08), com uma representação ao Ministério Público, solicitando a instauração de um processo investigatório para saber por que a chefe da Defesa Civil não compareceu à Câmara para esclarecer os pontos acima citados.
Confira alguns dos posts satíricos