Durante a reunião ordinária da Câmara Municipal, realizada na última segunda-feira (27/11), o diretor do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindsemi) de Itabirito, Thiago Toledo, denunciou a falta de diálogo na abordagem da recomposição salarial para 2024, destacando a ausência de negociação e a apresentação de uma proposta já definida por integrantes do executivo durante reunião com representantes do Sindicato.
O foco principal da crítica foi a abordagem unilateral do Executivo em relação à recomposição salarial para o próximo ano. Toledo destacou a ausência de diálogo e negociação, ressaltando que o sindicato foi convidado pelo prefeito Orlando Caldeira e alguns secretários apenas para ser informado sobre a proposta já definida, sem espaço para discussão ou consideração das demandas dos servidores.
Segundo Toledo, os sindicalistas foram convidados para uma reunião no gabinete do prefeito, no dia 17 de novembro, para discutir a recomposição salarial. A apresentação feita pela secretária de planejamento, Débora Aguiar, indicou um índice de 3,74% para a correção em 2024. No entanto, a proposta oficial do município ficou abaixo desse índice, sendo de apenas 3%, o que gerou insatisfação por parte dos representantes sindicais.
Além disso, Thiago Toledo destacou que a postura do Executivo em apresentar um projeto de lei pronto, sem espaço para negociação, vai contra os princípios de diálogo e democracia que deveriam nortear a relação entre o governo municipal e os servidores.
“Notamos que a falta de diálogo não é um problema recente, sendo agravada desde a implementação da reforma administrativa. O Sindicato tem procurado representar toda a categoria e a postura do prefeito Orlando Caldeira de nos chamar para informar, e não para negociar, é um desrespeito à instituição”, lamentou o diretor do Sindsemi.
Diante desse cenário, Toledo pediu aos vereadores presentes na reunião que revejam o projeto de recomposição salarial, solicitando que alcance pelo menos o índice apresentado nos estudos do Executivo. Além disso, ele enfatizou a importância de estabelecer mesas de negociação transparentes e respeitosas para discutir não apenas questões salariais, mas também outras demandas dos servidores públicos.
Veja a fala do diretor do Sindsemi a partir de 1:40:58