Com a eleição dos candidatos Orlando Caldeira e Dr Elio da Mata, no último domingo (04), o executivo municipal entra agora em período de transição. É um momento delicado, tanto para quem entra, como para quem sai. Assim é necessário serenidade para todos os atores envolvidos nesse processo.
Os problemas tendem a ser mais frequentes quando muda o grupo político que está no poder, como em Itabirito. São comuns os casos em que os perdedores boicotam o novo governo com atitudes como apagar os arquivos dos computadores, sumir com documentos e dificultar o acesso a informações importantes.
Do lado de quem ganha, costuma haver pouca valorização do que havia sido alcançado. Cancelar projetos, mudar o nome de programas, gastar tempo e dinheiro público para refazer os materiais de divulgação e trocar parte da equipe técnica sem necessidade são práticas que persistem.
Outro problema comum no período de transição é a descontinuidade do trabalho realizado pelo governo anterior. Diversos projetos acabam sendo deixados de lado, o que impacta o novo governo.
Tudo indica que em Itabirito esse problemas não acontecerão.
O prefeito que sai, Arnaldo dos Santos, avisou para seguir com o trabalho normalmente e realizar uma transição sem prejudicar a cidade. O prefeito que entra, Orlando Caldeira, se comprometeu a continuar com todos os projetos em andamento.
Torçamos que assim seja!
Uma transição tumultuada só servirá para prejudicar a população, sobretudo a carente, que é mais vulnerável a impactos e mudanças bruscas da administração.