Artigo de Opinião
Nos últimos dias, tenho lido e ouvido muito sobre possíveis candidatos à eleição de prefeito e vice-prefeito de Itabirito e confesso um certo espanto. Alguns nomes são óbvios, por já estarem no cenário político de nossa cidade. Uns, como Dr. Élio da Mata, já se enquadraria como pré-candidato do atual governo, por ser o vice-prefeito e por suas pretensões políticas claras.
Outros, como o atual presidente da Câmara Municipal, Arnaldo dos Santos, foi mais um nome muito citado, haja vista as eternas jogadas políticas para se manter na presidência da Câmara e ajudar o atual prefeito. Nada às escondidas.
Léo do Social também declarou aos quatro cantos que tem o mesmo interesse e lançou mão de seus justos artifícios para buscar alcançar o objetivo. Além destes, outros tantos nomes da situação foram mencionados, mas sem tanta importância como os citados.
Surgiu, ainda, como um candidato que não se encaixa nem na oposição, nem na situação, o nome de Ricardo Oliveira, ex-vereador e ex-candidato a prefeito. Este poderia ser uma terceira via, mas sua indecisão e jogadas políticas malsucedidas, acabaram por queimá-lo de certa forma como candidato ao cargo do Executivo. Isso não podemos dizer sobre possível disputa ao cargo do Poder Legislativo, pois, caso venha a se candidatar, é fortíssimo candidato a ser um dos mais bem votados.
Já pela oposição, o nome que recentemente foi ventilado, foi o do ex-prefeito Alex Salvador. Em entrevista à Rádio Estrada Real se saiu muito bem e conta a seu favor, o carisma com parte do eleitorado itabiritense. Ocorre que, por outro lado, ainda é obscura a situação jurídica sobre a viabilidade de sua candidatura, que ainda não foi exposta ao eleitorado, como sendo passível de ocorrer.
Agora vem a parte que me causa o espanto, pois vi várias pesquisas e enquetes sendo feitas na internet, através de Instagram, Whatsapp, Facebook e outras redes, mas em nenhuma delas foi colocada o nome de um jovem vereador que, na minha opinião, é o maior e mais forte candidato a prefeito desta cidade: RENÊ BUTEKUS.
Por que digo isso? Não sou amigo, puxa-saco, nem sequer tomei uma cerveja com esse rapaz, mas algumas verdades devem ser ditas. Não sei se todos sabem, mas Renê Butekus é sobrinho de JOSÉ GALO, um dos ex-prefeitos mais queridos e caridosos de Itabirito.
Vejam que, portanto, é de família local e tradicional, bacharel em Direito e pós-graduado em administração pública e gerência de cidades, e possui um conhecimento ímpar sobre as necessidades da população. Renê é daquele tipo de vereador que a gente chama e ele aparece na hora, para verificar o que está acontecendo.
Além disso, experiência política não lhe falta, pois já foi presidente da Câmara, está em seu segundo mandato como vereador e trouxe, após a saída de seu grupo político do Poder Executivo em 2019, a bandeira de oposição política por um longo período praticamente sozinho, sendo perseguido de todas as formas, mas suportando tudo com muita inteligência e firmeza. Atualmente vem contando com o apoio da Bancada do Povo, da qual começou a fazer parte mais recentemente.
Por fim e não menos importante, Renê não tem desgaste político, pessoal e nem judicial. Tem apoiadores no governo local, tanto na situação quanto na oposição, e nos governos estadual e federal, através de deputados estaduais e federais, além de senadores, o que é fundamental para o desenvolvimento de uma boa gestão. Tem sido muito bem falado pelos quatro cantos da cidade! Abram os olhos, população itabiritense. O possível candidato está na nossa cara!
Diante disso, pergunto e faço um desafio: por que ninguém citou o nome do Renê como possível candidato a prefeito nas enquetes? Medo? Interesses escusos? Despeito? Que tal fazermos uma pesquisa idônea colocando Renê como possível candidato?
É… fica a dica!
Ricardo Gomide é advogado, filósofo e itabiritense