Um grupo de vereadores da base aliada é a prova viva de que o período que antecede uma eleição é capaz de operar verdadeiros milagres. Simplesmente do nada, eles resolveram reconhecer a importância dos servidores da prefeitura e apresentaram uma indicação para aumentar o valor do ticket alimentação da categoria.
Essa Indicação foi, sem dúvida, o principal destaque da sessão ordinária da última segunda-feira (15), deixando claro que essa eleição extemporânea vai ser de um baixo nível de proporções indescritíveis.
A atitude como era de se esperar foi criticada e recebida com muito escárnio nas redes sociais e grupos de whatsapp pelos servidores, que a consideraram eleitoreira, desrespeitosa e demagoga.
A indicação foi assinada em conjunto pelos vereadores: Renê Butekus, Rodrigo do Porco, Max Fortes, Gilmar Capoeira, Átila de Moraes e Toninho da Associação, todos aliados de primeira mão do prefeito e vice, respectivamente, cassados.
Diz a peça, em sua justificativa: “O servidor municipal é a engrenagem principal para o funcionamento da máquina pública, portanto, entendemos que para aqueles que fazem jus ao benefício este aumento é de extrema importância”.
É bom lembrar que há gente nesse grupo político que já chamou os servidores de bandidos e picaretas.
Vale ressaltar que a equipe de negociação do Sindicato dos Servidores tentou, nos últimos três anos, abrir um canal de negociação com o atual grupo que administra a cidade e os vereadores da base aliada pouco ou nada fizeram para que isso se concretizasse.
Faz-se necessário esclarecer que uma Indicação não é garantia de nada. Trata-se apenas de mero documento sugestivo.
A valorização do servidor do executivo é fundamental e o legislativo é peça importante nessa engrenagem. Entretanto, tal questão deve ser tratada com seriedade, respeito e sem demagogia, sobretudo com viés claramente eleitoreiro.
A voz dos servidores
Nesse processo de luta pela valorização dos servidores, é importante reconhecer os esforços dos vereadores de oposição Leo do Social, Rose da Saúde e do ex-vereador Rocha do PT, que sempre defenderam a categoria.
Vale destacar, o trabalho feito pelo vereador Ricardo Oliveira, que fez da defesa do servidor uma de suas principais bandeiras. Em todas as reuniões, ele tem cobrado, especificamente, o aumento do ticket alimentação e ações em prol da melhoria profissional dos servidores, por meio de discursos, indicações e requerimentos.