Em live, Ricardo Oliveira reclama da falta de apoio aos comerciantes

Ezio e Ricardo prometem melhorias para os comerciantes de Itabirito

Ricardo Oliveira (Avante), candidato a prefeito, disse em live que aconteceu na noite de quinta-feira (8) que a Prefeitura não deu suporte adequado para os comerciantes durante a pandemia do Coronavírus. “Em meu governo, as famílias que vivem e dependem hoje de seus comércios vão ser ouvidas e atendidas”, ressalta Ricardo.

O candidato ainda questionou porque a prefeitura multa, mas não orienta. “Faltou gestão para tratar a economia da cidade ou o Prefeito não achou importante as pessoas perderem seus empregos. Não soube cuidar da saúde da nossa população, nem da economia. Pessoas ficaram doentes e outras desempregadas”, afirma.

O economista Willer Moraes participou da live e apresentou o Programa de Retomada Econômica Pós-Pandemia. “É um conjunto de ações para auxiliar as atividades produtivas, principalmente as de pequeno porte, a atravessar a crise econômica causada pela covid-19 e ajudar a gerar mais empregos”, explica.

O pacote de medidas envolve a prorrogação para pagamento de tributos e taxas, auxílio direto a setores como o artístico, o esportivo, o de pequenos estabelecimentos, restaurantes e os profissionais de atividades físicas, além da ampliação da desburocratização. “Um dos pontos principal é a alocação de recursos públicos, como no caso do FUNDI (Fundo de Desenvolvimento Econômico de Itabirito). Os critérios precisam ser amplamente conhecidos e a sua gestão ter transparência total, para coibir tanto a má utilização dos recursos, como  o favorecimento a setores específicos. Tivemos fortes indícios de irregularidades e nada foi feito para melhorar a transparência e gestão do FUNDI”, explica.

O candidato a vice-prefeito, Ezio Pimenta, ressalta sobre a segurança dos comerciantes. “Vamos instalar novas câmeras de segurança inteligente, que faz a leitura dos rostos e placas de carro, interligado à Polícia Militar para fiscalização e com a Polícia Civil para instaurar inquéritos”, explica. Ezio ainda afirma que é necessário humanizar o Sistema Nacional de Emprego (SINE) e fazer uma busca ativa por vagas de emprego. “Vamos disponibilizar cursos para qualificação das pessoas, principalmente os jovens em busca do primeiro emprego”, finaliza.

Assessoria de Imprensa – Ricardo Oliveira/Ezio Pimenta