O governo mineiro trabalha na possibilidade a adotar um protocolo de lockdown para municípios devido ao crescente aumento de casos de Covid-19. A curva de casos no Estado caminha para o pico da pandemia, até então previsto para o dia 15 de julho.
O governador Romeu Zema e o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, durante coletiva na quinta-feira (18), não descartaram a possibilidade de o Estado determinar o lockdown, que é o fechamento total de atividades, em algumas regiões em que há descontrole no combate ao novo coronavírus.
“Todas as possibilidades estão sobre a mesa. Nós temos chances sim de ter lockdown em algumas regiões ou em algumas cidades”, disse o secretário de Saúde.
O secretário geral do governo de Minas, Mateus Simões, responsabilizou prefeitos por aumento de casos da Covid-19 na região metropolitana de BH. Segundo ele, cidades têm retomado as atividades fora dos parâmetros do programa Minas Consciente.
Segundo o boletim epidemiológico de quinta-feira (18), Minas Gerais conta com 570 mortes causadas pela COVID-19 e teve o segunda pior marca, 33 mortes confirmadas em um dia.
Diante do crescimento, o governo determinou o recuo de diversos municípios na classificação no programa de flexibilização, o Minas Consciente, dentro os quais Itabirito, que retornou para a Onda Verde.