Uma enquete publicada no grupo de Facebook Itabirito MG tem mobilizado e aguçado os ânimos dos militantes dos quatro candidatos a prefeito de Itabirito. O levantamento está disponível até o dia (21/09) e aceita um voto apenas por perfil.
Até as 16h, desta quinta-feira (17), 1.082 votos foram computados. Trata-se de sólida amostragem, levando em conta que existem cerca de 40 mil eleitores em Itabirito.
Além dos votos, há ainda 290 comentários, demonstrando que, em alguns casos, os cabos eleitorais não estão para brincadeira e os ânimos estão mesmo a flor da pele. São críticas, denúncias, desabafos, xingamentos e muito bate boca entre os militantes.
A enquete foi criada pelo administrador do grupo, Fagner Oliveira, com o intuito de medir o termômetro de aceitação dos candidatos, além de apimentar a cena política local.
Diferença entre enquete e pesquisa eleitoral
Entende-se por enquete ou sondagem o levantamento de opiniões sem plano amostral, que dependa da participação espontânea do interessado, e que não utilize método científico para sua realização, quando apresentados resultados que possibilitem ao eleitor inferir a ordem dos candidatos na disputa.
De acordo com a Resolução 23.624 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o candidato tem até o dia 26 de setembro para realizar enquetes em relação à sua candidatura. Assim, vale o mesmo prazo final para os partidos políticos fazerem essa consulta informal ao eleitor.