Os vereadores pediram vistas nos quatro projetos que entraram em pauta, além de terem elogiado alguns serviços e propostas do Saae de Itabirito. O vereador Fabinho saiu em defesa da carga horária de 6h para os servidores públicos municipais. Esses foram os principais destaques da primeira Reunião Ordinária do ano ocorrida 2ª feira (8).
Fabinho se comprometeu a defender o servidor público durante todo o mandato. Ele afirmou ter feito um requerimento ao executivo, solicitando o envio de um projeto de lei tornando definitiva a carga horária de 6 h do servidor público municipal.
Segundo ele é necessário acabar com a “bagunça” que virou a administração, com alguns servidores recebendo horas extras e folgas enquanto outros nada recebem. O parlamentar pediu que a valorização da categoria não ficasse somente no papel e no plano de governo.
Ainda em benefício da categoria, Fabinho pediu que fosse pago o 13º no cartão alimentação e que o servidor seja vacinado o quanto antes contra o Covid-19, pois eles estão na linha de frente do combate ao vírus.
O vereador Paulinho contou ter enviado um requerimento para a Secretaria de Esportes, solicitando a construção de uma quadra no bairro Padre Adelmo. A justificativa foi que tal medida trará muitos benefícios para os moradores.
Ele disse ter se reunido com o diretor-presidente do Saae, Rogério Eduardo, e anunciou que a Autarquia tem planos de levar o serviço de esgoto para os moradores do Meu Sítio e Portões, ainda este ano. Paulinho informou também que o diretor do Saae percorreu o bairro Padre Adelmo com ele e reconheceu que se faz necessário realizar alguns serviços de drenagem na localidade.
O vereador Márcio Juninho parabenizou à prefeitura e ao Saae pelas obras de drenagem que mitigaram os pontos de alagamentos apesar das chuvas fortes nesse ano. Ele contou ter conseguido uma Emenda de 500 mil reais com o deputado Estadual Alencar da Silveira, sendo 50 mil reais para a Apac, 200 mil reais para Água Limpa e 300 mil reais para o Hospital São Camilo.
O vereador Max Fortes pediu aos colegas que votem a favor do Projeto de Lei responsável por alterar o feriado da 3ª feira de carnaval para 1º de novembro. O objetivo dos autores da lei é impedir que a pandemia do Covid-19 se alastre ainda mais devido às viagens das pessoas nestes períodos de feriados.
O vereador Renê Butekus criticou a decisão da justiça de retirar a gratuidade no transporte público em Itabirito para pessoas de 60 a 64 anos. Ele reafirmou que continua sendo oposição a este governo, mas elogiou o trabalho de asfaltamento na cidade e as pinturas nas vias, também parabenizou pela indicação da ex-vereadora Rose da Saúde para o cargo de assistente social.
Projetos de Lei (PL)
Os PLs 01, 02, 03 e 04/2021 receberam pedidos de vista. Já os PLs 7 a 16/2021 como são matérias novas foram encaminhados para as devidas comissões.