Falta de 128 vacinas foi discutida pelos vereadores

Dr. Edson está atento à reforma administrativa das servidores

Um dos temas discutidos, na reunião ordinária de 26/04, foi o sumiço das 128 vacinas e o pedido de recomposição dessas doses o quanto antes. A denúncia de abandono do castramóvel também entrou na pauta, além da discussão e votação de 11 Projetos de Lei.

Os vereadores aproveitaram para parabenizar o professor de geografia William Monteiro e a servidora da secretaria de Cultura, Marcelle Rodrigues da Silva, pela vitória na eleição do Sindicato dos Servidores Municipais de Itabirito (Sindsemi).

Renê Butekus falou das dificuldades de certos alunos que estão recebendo os blocos de exercícios das escolas, mas como não possuem acesso às redes sociais acabam por ficar prejudicados. Ele também reclamou do acúmulo de lixo na zona rural e nos distritos de Itabirito e pediu providências.

Fábio Fonseca parabenizou a chapa vencedora da eleição do Sindsemi e se colocou à disposição para buscar alternativas para melhorar as condições de trabalho dos servidores.

Ele denunciou que o castramóvel da prefeitura está abandonado no pátio do executivo e solicitou que o equipamento volte a funcionar o quanto antes, para evitar a proliferação e evitar o abandono dos animais.

Dr. Edson trouxe alguns fatos da comissão que investiga o fura filas das vacinas como a falta de 128 doses. Segundo ele, a ausência das doses não pode ficar por isto mesmo e deve ser feita a recomposição delas o quanto antes.

O vereador deseja que alguns pontos sejam esclarecidos pela Secretaria de Saúde, como o fato de a ausência das vacinas ter sido identificada no dia 05/03 e só comunicado à Anvisa no dia 13/04.

Dr. Edson também quer explicações sobre a duplicidade dos nomes, dos critérios para a vacinação de particulares, da inversão da ordem de vacinação. Tudo deve ser esclarecido o quanto antes.

Max Fortes negou que a comissão que investiga a fura fila na vacina tenha procurado a mídia para fazer espetáculo, como tem alardeado o líder do prefeito, vereador Anderson Martins. Ele garantiu que a comissão não vai se intimidar com ataques para desestabilizar o trabalho que vão continuar apurando com firmeza toda a verdade dos fatos.

Igor Nego Liso pediu a antecipação da vacinação dos professores para que os alunos voltem às aulas presenciais o quanto antes. Ele quer esclarecimentos ao executivo sobre a falta de 128 vacinas.

Paulinho falou em prol da diversificação econômica, pois a mineração é um bem findável. Ele pediu mais atividade por parte da Secretaria de Desenvolvimento Econômica. O vereador deseja que os assistentes sociais e os conselheiros tutelares sejam vacinados o quanto antes.

Projetos de Lei (PLs)

Os PLs 51, 52, 57, 61 receberam pedido de vistas. O PL 62 ficou sobre a mesa. Os PLs 65 e 66 foram aprovados. Os PLs 67, 68 e 69 são matérias novas e foram encaminhadas às devidas comissões.