Faltando menos de 30 dias para o carnaval de Itabirito quase não houve divulgação oficial por parte da prefeitura a respeito da festa de Momo. A falta de notícias traz incerteza aos foliões e aos comerciantes, além de alimentar boatos negativos.
Os foliões têm se valido das redes sociais para demonstrar apreensão sobre o carnaval de 2020. A inexistência de postagens por parte dos blocos, das bandas e dos trios aumenta o clima de incertezas e de desânimo.
Alguns estão sugerindo que a festa não aconteça e que os recursos sejam investidos em outras áreas.
Há notícias de que, devido ao perigo de rompimento das barragens, certos cortejos e palcos serão transferidos para os bairros altos, como os de Boa Viagem e do Novo Itabirito.
Por outro lado, há informações dizendo que o carnaval continuará no centro e as barragens não vão tirar o brilho da festa. Inclusive, circulou post anunciando a criação de um palco voltado para o hip hop.
Há boatos de que o tradicional bloco Os Piratas não participa este ano do carnaval de Itabirito, preferindo animar a festa de Belo Horizonte.
Essa situação de incertezas já afeta o animo do folião, que começa a se programar para curtir a festa em outras cidades, além de impactar no comércio e na economia local.
Comércio ainda não esquentou
O Mova-se conversou com quatro gerentes de lojas na avenida Queiróz Júnior sobre as perspectivas de vendas de alegorias e produtos carnavalescos. Mediante a garantia de anonimato, as respostas foram desanimadoras.
Eles disseram estarem receosos em fazer as encomendas por desconhecerem em detalhes como será o carnaval. Segundo os gerentes, as compras são definidas de acordo com a divulgação da programação e da publicidade feita pela prefeitura, pois isso influencia o consumidor.
“A propaganda e a agenda das atrações são importantes para incentivar o folião a comprar fantasias e acessórios. Como quase nada foi detalhado, estamos temerosos em adquirir produtos específicos que podem facilmente encalhar se a programação não agradar”, explicou um gerente.