Gastos com material esportivo da Secretaria de Esportes de Itabirito sobem oito vezes em ano eleitoral

Os processos licitatórios para aquisição de materiais e equipamentos esportivos chamaram a atenção pela disparidade de valores entre os anos de 2022 e 2023

A Secretaria de Esportes e Lazer de Itabirito, vai realizar no dia 18 de janeiro um processo licitatório para aquisição de materiais e equipamentos esportivos. O que chama a atenção é a disparidade de valores entre os anos de 2022 e 2023, especialmente considerando que a aquisição e distribuição destes produtos vão ocorrer em ano eleitoral.

No ano de 2022, o processo licitatório nº 184/2022, feito por meio do Pregão Eletrônico nº 085/2022, resultou no Registro de Preços nº 053/2022 no valor de referência de R$ 242.185,58. Contudo, em curto espaço de tempo, mais precisamente no ano seguinte, em 2023, a licitação correspondente, identificada pelo processo nº 402/2023, Pregão Eletrônico nº 209/2023, Registro de Preços nº 121/2023, apresentou um valor de referência de R$ 1.965.357,73, um aumento de quase oito vezes em relação ao ano anterior.

A justificativa apresentada para o certame é a necessidade de atender à demanda dos eventos esportivos e atividades internas da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, bem como a oferta de diversas modalidades esportivas no município, visando à promoção da saúde, lazer e inclusão social. Os produtos vão desde apitos, passando por bolas, barras de ginásticas, bambolês, bolsas esportivas, barras de ginásticas, cordas de pular, bombas para encher bolas, camas elásticas, raias de piscina, bolas de tênis de mesa, dentre outros.

Além disso é bom lembrar que, parte dessa aquisição vai servir também para atender à chamada pública de doação de materiais esportivos, durante o ano em que os eleitores vão eleger o novo prefeito de Itabirito. Esse contexto levanta questionamentos sobre a gestão dos recursos públicos em períodos eleitorais, onde gastos substanciais podem estar associados a estratégias políticas, em detrimento do interesse público.

Diante desses fatos, é imprescindível que os órgãos fiscalizadores e os vereadores estejam atentos à utilização dos recursos públicos, garantindo a transparência e a eficiência na aplicação do dinheiro destinado à promoção do esporte no município.

Confira a chamada dos processos licitatórios de 2023 e 2022