Com a eleição extemporânea para o cargo de prefeito, marcada oficialmente para 07 de julho, as pré-candidaturas começam a aparecer. Na noite da última sexta-feira (03), um grupo preocupado com o futuro de Itabirito se reuniu para ouvir as propostas de três pré-candidatos, no Sindicato dos Metalúrgicos.
Geraldo Arantes, Ilacy Simões e Orlando Caldeira colocaram os nomes à disposição e acordaram que um deles será escolhido de forma democrática para liderar o grupo, em um prazo de dez dias.
Os três mostraram preocupação com a crise econômica que se abateu sobre a cidade, os escândalos de corrupção, a piora da saúde, o aumento do desemprego, a falta de lazer, a inexistência de diversificação econômica, o descaso para com o servidor público e por fim a crise ética e moral pela cassação do prefeito e as consequências disso para a população.
O objetivo deles é construir propostas cabíveis que tirem Itabirito da crise ética e econômica, tragam melhorias para todas as pessoas e não para um grupo restrito de privilegiados e o mais importante: banir a corrupção da administração municipal.
Eles reconheceram as dificuldades para quem assumir a prefeitura nesse momento e prometeram de imediato: auditoria completa nos contratos, corte de gastos como nos aluguéis desnecessários, investimento em áreas sociais e mais transparência.
Novas reuniões abertas a toda a população devem ser marcadas ainda na próxima semana e tão logo seja definido o nome do pré-candidato, ele vai começar a percorrer os bairros de Itabirito com suas propostas.