Há algo de podre no Reino de Itabirito?

ARTIGO DE OPINIÃO

“Há algo de podre no Reino da Dinamarca.” – Peça Hamlet, de Willian Shakespeare.

Não encontrei frase tão exemplificativa como esta, para explicar a atual situação política de nossa Itabirito. A frase pode ser traduzida como: “Algum mal sério está escondido na Dinamarca.”, que foi pronunciado pelo personagem Marcelo no ato 1, cena 4, de Hamlet.

Na mesma peça, outro personagem, o Fantasma da Sombra, faz alusão à idêntica situação, com a seguinte frase: “Todas as orelhas da Dinamarca foram rudemente enganadas com esta fabulosa invenção; mas você deve saber, jovem generoso, que a cobra que mordeu seu pai, hoje cinge a sua coroa… A Dinamarca é o leito da luxúria e do incesto abominável…”

Assim como na obra de Shakespeare, parece-me que integrantes do atual governo estão se comportando como HAMLET, que percebendo a situação de perigo em que se encontrava, passa a comportar-se como um louco, incapaz de compreender o que se passa ao seu redor, no intuito de meramente não ser eliminado e poder sobreviver. A vida segue imitando a arte!

Ouvindo, na semana passada, uma entrevista do atual prefeito à uma rádio regional, achei que estivesse falando de outra cidade e não de Itabirito. Falou de obras e mais obras, como se estas tivessem realmente saído de seu governo, o que não condiz com a realidade. A maioria das obras foram feitas com fundos e iniciativa de empresas privadas, que preocupadas com a realização de obras sociais, fizeram a sua parte (obviamente com o devido abatimento em impostos – nada sai de graça para o povo).

Não ouvi o chefe do executivo responder a perguntas sobre estradas de terra intransitáveis, utilização correta de dinheiro da Secretaria de Educação, não pagamento do recurso do FUNDEB aos professores (direito líquido e certo, com resposta através de uma nota pífia da Prefeitura – grande desrespeito), números reais da COVID-19, surto de gripe na cidade, resposta real sobre a situação da ocorrência com a Defesa Civil, crise política, enfim… será mesmo que a entrevista foi sobre nossa cidade? Talvez tenha sido sobre sua cidade natal, não sei!

Mas fato é, que a figura de HAMLET se encontra infiltrada na Prefeitura, pois há vários indícios de que o ano de 2022 será um ano de revelações. O comportamento “louco” de certos agentes públicos denuncia uma nova grande crise no Poder Executivo, acompanhada de alguns integrantes do Poder Legislativo. O álcool ingerido por alguns, acaba por revelar bastidores obscuros de nossa política, em que membros expõem suas mazelas e erros, chegando ao conhecimento da Justiça. Triste realidade!

Saudades da época em que Itabirito era governada por homens de estirpe, intelectuais e grandes empresários. Basta verificar nos painéis presentes no hall da Prefeitura e da Câmara Municipal, quão forte éramos! Prometo escrever um pouco sobre cada um destes nas próximas matérias. Por enquanto, vamos nos contentando em torcer para uma vida melhor, o que está difícil.

*Os artigos de opinião publicados neste site são de responsabilidade de seus autores

Ricardo Gomide é professor de filosofia, jornalista, advogado e um entusiasta político nas horas vagas