Os integrantes da comissão processante Igor Nego Liso e Paulinho garantiram que vão agir com imparcialidade, lisura e com foco no esclarecimento dos fatos. Os parlamentares aprovaram o Programa Curral Regional, além de terem discutido e votado outros nove Projetos de Lei, durante a reunião ordinária de 2ª feira (07).
Os vereadores também teceram duras críticas a algumas normas presentes no Projeto de Lei 61/2021, que dispõe sobre as diretrizes para a Lei Orçamentária, como a possibilidade de remanejar verbas entre secretarias. A medida inclusive recebeu pedido de vistas.
Primeiro a usar a tribuna, o vereador Igor Nego Liso falou do compromisso dele com a comissão processante da qual faz parte, responsável por investigar o colega Anderson Martins. Ele garantiu que vai trabalhar em busca da apuração da verdade dos fatos com imparcialidade e seriedade.
Paulinho também garantiu que, como relator da comissão processante, vai trabalhar com transparência, justiça e honestidade, mas se for comprovada a prática de ilicitude por parte do acusado não irá passar a “mão na cabeça”, pois o nome dele está em jogo.
Ele também defendeu um projeto de autoria dele que diz respeito à criação da semana de proteção animal no dia 4 de outubro. O objetivo da medida é combater o abandono e garantir alguns direitos básicos aos animais.
Dr. Edson espera que a comissão processante busque a verdade e o que é justo. Ele solicitou que a comissão formalize qual o rito vai ser utilizado durante os trabalhos. Segundo ele, é importante conhecer as regras.
O parlamentar ressaltou que o relator é o protagonista nessa fase. Ele sugeriu que o regimento interno e a lei orgânica do município sejam seguidos e que, somente nos casos omissos, prevaleçam outros decretos.
O vereador se mostrou preocupado com o aumento de loteamentos no município, pois as contrapartidas dadas pelos empreendedores não têm sido suficientes. Dr. Edson não acha justo que depois toda a prestação dos serviços fiquem à cargo da prefeitura.
Renê Butekus criticou que tem faltado planejamento em algumas obras da prefeitura, citando o caso da ponte da Açucena, cujas imediações foram recentemente asfaltadas, mas no local está tendo intervenções do Saae.
O vereador negou estar contra os profissionais da empresa Guardseg, como tem sido acusado, mas afirmou ser contrário sim ao valor do contrato de R$ 6,4 milhões pagos à empresa pela prefeitura.
Por fim, ele afirmou que a prefeitura tem deixado a desejar na prestação de serviços de iluminação, recapeamento, coleta de lixo, dentre outros em vários loteamentos da cidade e também nos Distritos .
Daniel Sudano anunciou que o executivo vai construir em breve uma passarela em Ribeirão do Eixo. Ele também cobrou a recuperação urgente das estradas vicinais dos Distritos.
O vereador criticou a falta de comunicação da prefeitura no que diz respeito aos informes em relação às vacinas. Ele deseja que as informações cheguem com mais assertividades às pessoas, que não têm acesso às redes sociais.
Projetos de Lei (PLs)
Os PLs 61 e 81 receberam pedido de vistas. Os PLs 78 e 84 ficaram sobre a mesa. O PL 79, 80, 82 e 83 foram aprovados.