Uma boa notícia para os comerciantes de Itabirito foi a entrada do município na onda amarela, a segunda fase do programa Minas Consciente. Dessa forma, a cidade foi considerada segura para a reabertura de livrarias, papelarias e lojas de roupas e calçados, dentre outros.
A decisão aconteceu, nesta quarta-feira (27/5), com a inclusão das macrorregiões de Saúde Centro e Leste do Sul na referida onda. Além de Itabirito, 153 cidades mudaram a classificação em relação à abertura do comércio.
Criado pelo Governo de Minas, o Minas Consciente propõe a retomada econômica gradual e coordenada nas cidades mineiras durante a pandemia do coronavírus.
O avanço das duas macrorregiões foi definido em encontro do Comitê Extraordinário Covid-19, que se reúne periodicamente para discutir o avanço da doença no estado.
Foram verificados fatores econômicos, como a geração de empregos por setor, e de Saúde, como o número de leitos disponíveis e a capacidade de atendimento das unidades de saúde em cada regional.
Além disso, os técnicos incluíram na avaliação a taxa de letalidade da doença no Estado, que é de 3,4% até o momento. No Brasil, o percentual é de 6,3%.
Liminar judicial
A Prefeitura de Itabirito oficializou, em (16/05), por meio do Decreto Municipal nº 13.185/2020 a adesão do Município ao plano Minas Consciente. A decisão de juntar-se ao programa aconteceu após liminar judicial concedida em ação do MP.
Saiba mais sobre o Minas Consciente