O Governo do Estado divulgou na quarta-feira (05) o novo sistema de ondas do Plano Minas Consciente que será utilizado em cada região a partir do próximo sábado (08).
Tanto a macrorregião de saúde Centro e a microrregião de saúde Ouro Preto, onde Itabirito faz parte, permaneceram na onda mais restritiva, a vermelha.
A decisão frustrou comerciantes e populares que tinham a esperança de que o município avançasse para uma onda mais branda, com menos restrições em relação ao funcionamento do comércio e serviços.
É esperado algum posicionamento oficial por parte do prefeito Orlando Caldeira ou dos membros do Comitê Municipal da Covid-19 em relação às mudanças do plano Minas Consciente em Itabirito.
Alguns dos critérios para a inclusão das cidades nas respectivas ondas são os números: de habitantes na cidade, de infectados e de leitos disponíveis.
Segundo o Boletim Epidemiológico de quarta-feira (5), Itabirito conta com 1.212 infectados e oito óbitos.
Ondas
A onda verde é o nível hierárquico mais amplo do plano que orienta as prefeituras na retomada segura das atividades econômicas. Ou seja, ela permite a abertura de maior número de serviços, incluindo academias e cinemas.
Além dela, existem as ondas amarela (intermediária) e a vermelha, onde somente comércios essenciais podem funcionar. Todas foram inspiradas na lógica dos semáforo.
Tire todas as dúvidas sobre o plano Minas Consciente
Para conferir o protocolo completo clique aqui.
Atividades incluídas em cada uma das três etapas do Minas Consciente