A guarda Municipal, Sarah Senem, representou a corporação de Itabirito no II Encontro de Guardas Municipais Femininas de Minas Gerais, cuja pauta foi o fortalecimento da presença feminina no cenário da segurança pública municipal, no dia (29/11), em Belo Horizonte.
O evento foi organizado pela Guarda Civil Municipal da capital mineira e reuniu cerca de 150 profissionais de corporações de Minas Gerais, de São Paulo, Rio de janeiro e Espírito Santo.
Sarah disse que o evento foi importante, pois permitiu discutir as dificuldades enfrentadas pelas mulheres na área de segurança como a violência e o preconceito. Além de terem sido debatidas formas de valorizar e incluir a mulher como protagonista na segurança pública.
“Foi muito bom trocar experiências com mulheres de várias localidades, já que enfrentamos problemas parecidos no exercício da função. É necessário também buscar mais espaço para ter mais mulheres em cargos de chefia e comando nas corporações”, comentou Sarah.
Representantes de corporações de todo o estado participam de palestras e apresentação de painéis durante todo o dia.
Foram debatidos temas como o combate à importunação sexual, o cuidado à vítima de violência doméstica, a questão da saúde mental do profissional de segurança pública e a autoestima, tiveram uma abordagem especial.
Ao final do evento foi constituída também a Associação das Guardas Municipais Femininas de Minas Gerais (Agfem-MG).