Itabirito promove a 36ª Semana da Consciência Negra com ampla programação cultural

Em homenagem ao Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e à Consciência Negra, a Prefeitura de Itabirito, através da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo, está organizando a 36ª Semana da Consciência Negra, que ocorrerá entre os dias 18 e 24 de novembro.

A programação do evento é diversificada e visa celebrar e valorizar a cultura afro-brasileira. Entre as atividades previstas estão oficinas de capoeira, fabricação de berimbau e maculelê, além de aulões e rodas de capoeira. Para os entusiastas, haverá também um campeonato de capoeira, batizado e troca de graduações, bem como a formatura do grupo Cativeiro.

Um destaque especial será a tradicional Missa Afro, que contará com a participação do grupo de congado Nossa Senhora do Rosário da Barroca, de Mariana. Além disso, o festival Tudo é Jazz será realizado de sexta a domingo, às 19h, na Praça do Centenário, proporcionando momentos de música e integração comunitária.

“A celebração proposta não só valoriza a cultura e a identidade da população negra local, como também promove a reflexão e o respeito contínuos a todos os povos ao longo do ano”, destacou Junia Melillo, secretária de Patrimônio, Cultura e Turismo.

O encerramento das comemorações está marcado para o domingo, 24 de novembro, com a realização do batizado, troca de graduações e formatura dos alunos do grupo de capoeira Cativeiro, a partir das 10h, na quadra do Cemi. Às 19h, o festival Tudo é Jazz dará o gran finale à Semana da Consciência Negra, prometendo uma celebração memorável para toda a comunidade.