Com o aumento de casos de coronavírus nos últimos dias, a macrorregião de Saúde Centro, onde está localizada a região metropolitana de Belo Horizonte, incluindo Itabirito, retornou à onda branca, primeira fase do plano Minas Consciente, desde quinta-feira (11).
Itabirito estava inserido na onda amarela, a segunda fase do programa Minas Consciente. Com a mudança, as 101 cidades da região estão orientadas a manterem fechados estabelecimentos como papelarias, salões de beleza e lojas de roupas.
Podem continuar funcionando os serviços essenciais e as atividades autorizadas na onda branca, como autoescolas, lojas de artigos esportivos, floriculturas, dentre outros.
A decisão foi tomada pelo Comitê Extraordinário Covid-19, na quarta-feira (10), em função do aumento do número de casos na localidade e da alta ocupação da rede hospitalar.
“Minas Gerais tem combatido de forma adequada a pandemia, mas, nos últimos dez dias, o número de casos subiu mais que o esperado, por isso tomamos essa decisão.”, afirmou o governador Romeu Zema.
Onda Branca
Na Onda Branca funcionam lojas de antiguidades e objetos de arte, armas e fogos de artifício, artigos esportivos e jogos eletrônicos, produtos agrícolas, plantas e floriculturas, móveis, tecidos e afins e autoescolas.
Atividades imobiliárias de imóveis próprios, jurídicas, de contabilidade, consultoria e auditoria contábil e tributária e de consultoria em gestão empresarial também são consideradas viáveis.
Minas Consciente