Apesar da pandemia Covid-19, a indústria mineral brasileira fechou o ano de 2020 com uma performance bastante positiva no que diz respeito ao valor da produção mineral, com um crescimento da ordem de 36%, totalizando R$ 208,1 bilhões. Em 2019, o valor da produção mineral foi de R$ 153,4 bilhões.
O resultado teve um ótimo impacto nos cofres de Itabirito, pois o município arrecadou com a Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM), cerca de 225 milhões de reais no primeiro semestre de 2021.
O crescimento da produção foi motivado por três fatores: um decreto governamental permitiu que a mineração fosse inserida no rol de atividades consideradas essenciais e que poderiam operar durante a pandemia; o mercado de commodities minerais começou a se recuperar a partir do segundo trimestre e os preços de alguns bens minerais produzidos pelo Brasil tiveram bom desempenho; e a forte desvalorização do real perante o dólar, elevando substancialmente o faturamento das empresas em moeda brasileira.