Nota de repúdio ao vereador Leo do Social por resposta preconceituosa à crítica recebida

O site Mova-se torna público o seu repúdio aos comentários preconceituosos e pejorativos feitos pelo vereador, Leo do Social, ao preparador físico, Daniel Roque, o Dandan, em resposta à postagem feita em rede social, na última quinta-feira (16), com críticas à atuação do parlamentar e aos gastos dele com diárias de viagens.

Defendemos que todo o cidadão tem o direito de fiscalizar a atuação dos parlamentares e criticar o trabalho deles, desde que isso seja feito de maneira respeitosa, republicana e baseada em dados e fatos fidedignos.

Portanto, consideramos inadmissível a resposta preconceituosa do vereador, ao colocar em dúvida a sexualidade de Dandan, expondo sua intimidade e individualidade, além de fazer juízo de valor negativo aos que usam o corpo para ganhar dinheiro sem “assumir” tal prática.

O parlamentar que tem como uma das bandeiras a defesa da pauta LGBT, demonstrou falta de sensibilidade sobre o respeito à intimidade, individualidade é à orientação sexual das pessoas.

Entendemos que o preconceito e a homofobia são nocivos à sociedade, uma vez que destroem pessoas, famílias e ceifam vidas. Portanto, a livre orientação sexual é um direito conquistado e deve ser respeitado e preservado.

Lembramos que “usar o corpo para se sustentar” é acima de tudo um direito individual e muitos são obrigados a fazer isso por necessidade de sobrevivência. E não o assumem por receio de preconceito e medo de serem vítimas de violência.

Em momento algum, Dandan fez qualquer alusão ou crítica à orientação sexual do vereador e sim expôs, conjunto de aspectos da vida política do mesmo dotados de interesse público.

Ratificamos a nossa intenção em combater todas as condutas de ódio, intolerância ou apologia à discriminação e preconceito, em especial a homofobia.

Por fim, o Mova-se espera também uma posição firme e de repúdio dos grupos de Itabirito que defendem a causa LGBT e fazem do combate ao preconceito e à homofobia uma bandeira.

Marcelo Rebelo
Jornalista e editor do site Mova-se Inconfidentes

Confira a resposta do vereador

Bom dia Daniel, primeiro parabéns pela iniciativa de “tentar” levar transparência às pessoas, segundo deveria fazer isso com mais dignidade e verdade pois muitos que te seguem acreditam em vc e não são esses os dados fidedignos. 
Nunca fui omisso a nada e tenho um caráter graças a Deus extremamente preservado na honestidade. No período que vc fingia ser “homem”, eu já tinha me assumido como homossexual e nunca usei meu corpo pra ganhar dinheiro, apesar de respeitar demais quem faz isso (ASSUMIDAMENTE), sempre fui bem resolvido e isso deixa minha cabeça erguida. Ajudo as pessoas em tudo que posso como vereador e como ser humano tbm. Faço uso das diárias e para se conhecimento já trouxe para os cofres públicos quase 1 MILHÃO DE REAIS que foram investidos na saúde dos Itabiritenses. Trabalho dia a dia arduamente atendendo a todos que me solicitam. Vc é odiado por quem te conhece de verdade e isso já é o bastante pra quem quer entender o nível de pessoa que vc é. Trabalhe da forma que eu trabalho e assim voltaremos a conversar. Ve é dispresível (sic).