Cada dia que passa fica mais nítida a necessidade da criação de índices de preços municipais, principalmente em cidades que tiveram a dinâmica de preços alterada por algum acontecimento ou fenômeno capaz de afetar o equilíbrio inicial dos preços.
Os índices de preços locais possuem a capacidade de mostrar, de forma clara, como determinados choques em uma economia podem impactar na vida das pessoas, sobretudo os mais humildes, como, por exemplo, a realização de grandes obras, como a atual construção do muro de contenção próximo a São Gonçalo do Bação ou o projeto Itabiritos, da Vale, realizado há alguns anos atrás, com a expansão do Complexo de Vargem Grande, em Nova Lima. Ambos ocasionaram em um aumento expressivo do fluxo migratório para a sede de Itabirito.
O aumento do fluxo migratório em uma cidade, quando não realizado de forma bem planejada, acaba por impactar na economia local. Muitas vezes temos o aquecimento da atividade econômica em determinados setores que podem estimular a geração de empregos e aumento do consumo, todavia, diversos preços acabam por subir, o que afeta o consumo de boa parte da população, sobretudo as classes mais desfavorecidas.
O mercado imobiliário é um exemplo: para quem aluga, é fantástico, já para as famílias que pagam aluguel, a situação pode ficar complicada. Outros produtos e serviços essenciais consumidos pela população também possuem alteração em sua dinâmica de preços. É extremamente importante que esses acontecimentos sejam mensurados, para avaliar seus reais impactos e desdobramentos, tanto positivos quanto negativos, e, neste caso, que ocorra devida reparação para a sociedade.
É preciso saber que Crescimento Econômico é diferente de Desenvolvimento Econômico. Pois muitas vezes o efeito da “Bonança Financeira” passa e os efeitos negativos, como produtos e serviços inflacionados, permanecem por um bom tempo, até alcançarem um novo equilíbrio. E, na grande maioria das vezes, não vemos diversificação da matriz econômica e melhorias concretas na saúde, educação, infraestrutura e outras variáveis relacionadas ao Desenvolvimento Econômico.
Portanto é fundamental que haja responsabilidade e discernimento do Poder Público e de outros setores para a necessidade de construção de índices de preços locais. Pois apenas com a compressão da inflação e os preços praticados ao longo do tempo, será possível avaliar o verdadeiro impacto de choques econômicos em uma determinada localidade, permitindo um estudo mais aprofundado de toda a dinâmica dos preços e diversas variáveis que se correlacionam, como, por exemplo: desemprego e nível de atividade econômica local.
Artigo elaborado pelo economista de Itabirito, Willer Stefan de Freitas Moraes