ONG Vidanimal emite nota sobre a situação do canil municipal

ONG critica a péssima situação do canil municipal

Acerca das matérias circulando nos sites de notícias da cidade vimos informar que a reforma do Canil Municipal, obrigação assumida através de determinação do Ministério Público através de um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) e promessa de campanha da atual gestão, apresenta atraso de um ano e quatro meses na sua conclusão, dificultando a qualidade do trabalho do veterinário, dos funcionários e dos voluntários da ONG.

Não havendo adequação como setores de isolamento, quarentena, maternidade e baias de sociabilização, os animais não podem ir para as feiras de adoção por estarem sempre adoecendo ou em risco de transmissão de vírus.

Outro ponto crucial estipulado no TAC, o resgate de animais em situação de risco, não segue atendendo a toda a demanda devido à falta de estrutura do canil, e de pessoal para realizar tal tarefa, uma vez que o quadro de funcionários para a demanda de servico não está sendo cumprido.

Faltam também vacinas e medicamentos no Canil Municipal, que também ainda não tem um novo ambulatório.

Atualmente nos deparamos com o aumento de animais abandonados nas ruas e constatamos que o número de castrações feitas está sendo insuficiente para o controle populacional (também em desacordo com a quantidade acordada no TAC) o que compromete todo o trabalho feito há anos pela Ong.

A ONG Vidanimal em seus 12 anos de atuação no Município reafirma sua isenção política na situação, esclarecendo que todos os seus voluntários fazem esse trabalho exclusivamente por amor e que a Ong NÃO RECEBE NENHUMA VERBA PUBLICA para atuar nos serviços de proteção animal.

Agimos expondo uma situação precária que já existe há anos e já foi denunciada pela ONG, e que até o momento não está solucionada.

Desta forma, a situação na qual se encontra o Canil Municipal no momento não é um fato isolado ou uma briga de convicções políticas entre situação e oposição, e sim um problema da sociedade como um todo, e deveria ser tratada por todos os vereadores inclusive, já que é um problema da cidade de Itabirito.

ONG Vidanimal