Orlando traça com diretoria do Saae as metas de saneamento para os próximos quatro anos

Orlando Caldeira se reúne com diretor e gerentes do Saae

A equipe do Saae de Itabirito recebeu a visita do prefeito Orlando Caldeira na quinta-feira (17). Na pauta, um balanço das atividades de saneamento básico no período 2019/2020, além da discussão dos planos e metas da Autarquia para os próximos quatro anos.

O prefeito apresentou suas expectativas para o Saae nos próximos quatro anos. Ele frisou que todas as atividades da Autarquia devem estar alinhadas com as questões ambientais e que o crescimento da cidade deve ser feito com sustentabilidade.

“Temos que nos esforçar em almejar 100% do esgoto tratado e todos os córregos limpos”, afirmou. Ele apresentou como uma das metas, que o Saae passe atender os moradores de Água Limpa com saneamento básico.

Orlando informou que irá buscar parcerias com as empresas mineradoras que estão se instalando em Itabirito para ajudar no custeio das obras de infraestrutura voltadas para o saneamento básico municipal.

Prefeito também conversou com os servidores

Balanço das atividades

O diretor-presidente do Saae, Rogério Eduardo, apresentou um balanço das atividades do Saae no período de 2019/2020, com destaque para a melhora do faturamento devido aos esforços no combate às perdas, aumento da disponibilidade de fornecimento de água para um maior número de pessoas.

“Conseguimos diminuir despesa com pessoal e energia elétrica, os principais gastos do Saae, também economizamos cerca de três milhões de reais em processos licitatórios. Assim, conseguimos investir mais em obras de infraestrutura e saneamento”, explicou Rogério.

O diretor do Saae apresentou os planos de construir uma nova sede e uma nova receptora de água em local a ser definido. Ele também garantiu que vai trabalhar para aumentar a disponibilidade de água para a região do Mazagão.

“Em 2020, investimos mais de quatro milhões de reais em saneamento básico, contra três milhões de reais em 2019. Em 2021, temos planos de investir cerca de oito milhões de reais”, afirmou.