Prefeito de Itabirito reabre o comércio com restrições

Prefeito durante anúncio do decreto

O prefeito Orlando Caldeira divulgou, em pronunciamento online, na segunda-feira (27/04), as principais orientações para a reabertura do comércio e das prestações de serviços consideradas não essenciais em Itabirito, após fechamento devido ao Coronavírus.

O Decreto nº 13.155 permite que tais estabelecimentos reabram, a partir de terça-feira (28/04), mediante adoções de rígidos protocolos sanitários e de saúde. O comércio estava funcionando com restrições desde o dia (18/03).

A partir de agora, as lojas comerciais deverão funcionar de 10 às 16h, durante a semana e de 9h às 12h no sábado. Os restaurantes, bares, lanchonetes e similares vão abrir até às 21h, devendo permanecer fechados após esse horário.

Durante as atividades religiosas, deverá ser observada a lotação máxima de 30% da capacidade do local e a proibição de que pessoas que se encontrem nos grupos de risco participem dos ritos.

A abertura dos salões de beleza, barbearias e congêneres se dará de segunda a sexta-feira entre as 12h e as 19h, e, aos sábados, de 9h às 13h, evitando a aglomeração de clientes, durante a prestação dos serviços.

Os estabelecimentos de condicionamento físico, podem funcionar de 10 às 21 horas, limitando a capacidade máxima de lotação, incluindo funcionários e clientes, conforme o número de metros quadrados úteis, limitando a ocupação do estabelecimento a 50% da capacidade da área treinável.

O transporte coletivo municipal deverá operar de forma gradual, ficando proibida a circulação de usuários em pé e sem o uso de máscaras.

Permanecem suspensas as atividades dos seguintes estabelecimentos: clubes de serviço e de lazer, casas de eventos, sítios de festas, espaços de eventos em geral, sedes de associações de bairro e salões de dança.

Continua proibida a frequência de pessoas nos campos de futebol, quadras e ginásios poliesportivos, pista de skate, praças públicas, pistas de caminhada, academias populares, parque público, casa da cultura, biblioteca pública, mercado central e outros locais, com potencial de aglomeração de pessoas.

De acordo com a Prefeitura, até esta terça-feira (28/04), o município não contabilizou nenhum caso de coronavírus.

Confira a íntegra do Decreto