O prefeito Orlando Caldeira e o vice Élio da Mata se reuniram com o diretor presidente do Saae, Rogério Eduardo, na quinta-feira (21), com o objetivo de discutir algumas das metas e dos projetos do Saae para 2021.
Na pauta da discussão, o incremento das obras de drenagem; a modernização de todo maquinário da Autarquia; a construção de uma nova sede e o aumento dos números de ligações de água.
Outro ponto debatido foi a necessidade da implantação de um novo sistema de produção de água tratada para garantir o abastecimento à população por mais 30 anos em Itabirito.
O vice Élio da Mata, que é médico, ressaltou a necessidade de a Autarquia ter como uma das prioridades a coleta e o tratamento de esgoto. “Essas duas questões são fundamentais para combatermos as doenças e melhorar a qualidade de vida das pessoas, sobretudo os mais carentes”, afirmou.
O diretor-presidente do Saae disse que a meta é chegar a coleta e o tratamento de esgoto a números próximos aos 100%, nos próximos quatro anos. Atualmente, os índices são de 62% e 54%, respectivamente.
Rogério Eduardo acrescentou que o fortalecimento do setor de asfalto é outra prioridade do Saae. “Vamos adquirir novos veículos, equipamentos, além de incrementar a equipe para melhorar esse serviço, que ainda é foco de queixas da população”, falou.
Por fim, o prefeito Orlando Caldeira garantiu que vai trabalhar para a melhoria das condições de trabalho da Autarquia e avisou que em breve vai anunciar um repasse para a área de drenagem.
“Nosso financeiro está trabalhando para termos as condições de repassar um valor significativo no intuito de que o Saae possa investir em obras de drenagem, que é um passivo de nossa cidade”, disse.
Ele avisou que até o final do mês vai ter condições de apresentar os números e fará um pronunciamento a respeito.