Uma iniciativa muito bacana e que merece todo o apoio, pretende alimentar cães em situação de abandono em Itabirito. O projeto Lanchonete 4 Patas consiste na instalação de comedouros e bebedouros de PVC em áreas públicas com maior concentração de animais abandonados e aliviar um pouco o sofrimento desses seres.
A decisão de aplacar a dor dos cães, que vivem em profunda situação de vulnerabilidade, partiu dos protetores de animais, Guilherme Macedo Pedrosa e Clara Gomes, que iniciaram o projeto espalhando potes de sorvete com água e ração pela cidade.
Segundo Guilherme, até agora 15 lanchonetes foram instaladas no centro e em alguns bairros, com a devida autorização dos proprietários e com os projetos protocolados na Prefeitura. Vale lembrar, que os comedouros foram construídos por ele mesmo.
“A intenção não é resolver a problemática do abandono de cães, mas de amenizar a dor desses animais que sofrem com a ignorância e a indiferença do ser humano, vivendo nas ruas, à própria sorte”, explicou Guilherme.
Os comedouros são canos de PVC adaptados e transformados em recipientes de água e comida e cabem 4 kg de alimentos, que devem ser trocados e abastecidos periodicamente.
Neles foram colocadas placas, explicando a ideia da iniciativa e o que pode ser feito pelos moradores para contribuir.
A iniciativa teve adesão de populares que se propuseram a doar rações e manter os pontos de alimentação bem cuidados. Além disso, algumas empresas especializadas em produtos para animais também embarcaram na ideia.
O Projeto está em busca de parcerias com aqueles que desejam financiar a construção de outros comedores e se comprometer a mantê-los.
Lanchonete 4 Patas