Reajuste do ticket e recomposição salarial dos servidores chegam à Câmara

Vereadores durante a Sessão. (Foto Romeu Arcanjo)

Os Projetos de Lei 31 e 35/2020, responsáveis pelo reajuste do ticket alimentação e da recomposição salarial dos servidores, entraram em pauta como matérias novas e foram encaminhados para as devidas comissões. É possível que entrem já em votação na reunião extraordinária da próxima quarta-feira (11). Esses foram alguns dos destaques da reunião ordinária da última segunda-feira (2).

O presidente Renê Butekus garantiu a votação da recomposição salarial de 3,5%, mas ressaltou que os outros 2%, a ser pagos em setembro, deverão passar primeiro pela análise da assessoria Jurídica da Câmara. Ele quer a garantia de que não aja nada irregular na medida e só assim a colocar em pauta para discussão dos colegas.

Dr Edson sugeriu estudar a inclusão de uma Emenda Parlamentar no Projeto de Lei responsável por recompor o salário dos servidores para aumentar o percentual. Ele afirmou ser contra a distinção de excluir os comissionados do reajuste.

Ainda sobre a recomposição salarial do servidor, a vereadora Rose da Saúde disse que vai votar em qualquer índice de reajuste, desde que ele não ultrapasse o limite de 54% dos gastos com pessoal imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Demais discussões

Gilmar Capoeira cobrou melhorias das estradas rurais, em especial a do Marzagão. Pediu mais contrapartidas das empresas que prestam serviços para a Vale no Município. Ele reclamou que o Saae não levou ainda o esgoto tratado para as ruas Ouro Preto e Nova Lima no bairro Monte Sinai.

Geraldo Mendanha exigiu mais emprenho da prefeitura nas operações de tapa buraco e em acabar com os matos na cidade. Segundo ele, as escolas dos Distritos estão sujas e com mato alto. Sugeriu a realização de uma força tarefa entre servidores da prefeitura  para fazer a capina.

Nilson Esteves denunciou que um reservatório do Saae no alto da Vila Gonçalo está sem para raios e isso tem trazido transtornos aos moradores em relação à rede elétrica. Ele também cobrou a implantação do serviço de mototáxi na cidade.

Arnaldo dos Santos disse que o poder público tem que estar preparado para a chegada do coronavírus. Ele denunciou que há uma pessoa internada no hospital há um mês, aguardando uma vaga de CTI por problemas cardíacos e pediu empenho na solução do caso.

Ele contou que no mutirão de catarata, realizado no dia (28/02), cerca de 60 pessoas foram surpreendidas com a cobrança de um kit de segurança de 70 reais, composto por um par de óculos e um colírio. Ele viu ilegalidade nisso e avisou que vai levar o caso ao Ministério Público.

Ricardo Oliveira disse que estão faltando medicamentos na UPA e que ela está sobrecarregada. Denunciou que há três ambulâncias quebradas e é necessário adquirir outras. Pediu também esclarecimentos sobre a cobrança do kit de catarata. Ele quer um reajuste maior para o servidor.

O presidente Renê Butekus falou que presenciou muita desorganização no carnaval de Itabirito. Ele citou a falta de limpeza nos banheiros públicos, denunciou que houve trio elétrico que recebeu 120 mil reais enquanto os pequenos não ganharam nada.

Ele contou que os músicos ficaram revoltados com o som ruim, viu pouca segurança e que acabaram com o bloco Bandalheira. Cobrou a retirada dos enfeites de carnaval. Por fim, criticou a falta de medicamentos nos postos e a situação ruim das estradas.

A líder do prefeito Rosilene Cardoso elogiou o bloco Tribus do Padre Adelmo pela organização e beleza do desfie. Em relação à ponte do Calado, esclareceu que a partir desta terça-feira (3), já começa.

Esclareceu que toda equipe da Saúde está tomando todas as medidas e ações para alertar a população sobre o coronavírus e negou que exista um caso em Itabirito. Vai entrar com um requerimento pedindo à responsável do almoxarifado da saúde ir ao Plenário para falar sobre a falta de medicamentos.

Projetos de Lei

Resolução 01 foi aprovada. Os Projetos de Lei 4, 7, 8, 9, 13, 14, 15, 17 e 18 foram aprovados. O Projeto de Lei 5 foi reprovado. O Projeto de Lei 6 e 20 receberam pedido de vistas. O Projeto de Lei 12 foi arquivado. Os Projetos de Lei de 22 a 37 como são matérias novas foram enviados para as devidas comissões.

Pauta do dia 02/03