Reforma administrativa e baixo cachê dos músicos locais na Julifest na pauta dos vereadores

Vereadores estão discutindo a LDO para 2023

Vereadores da Bancada do Povo e da Base Aliada criticaram a falta de disposição do executivo de construir em parceria com o Sindsemi e com os servidores o plano de reforma administrativa da categoria. Eles também pediram à Secretaria de Cultura um aumento do cachê pago aos músicos locais na Julifest, considerado muito baixo pelos artistas. Além disso, durante a Reunião Ordinária de 2ª feira (23), os parlamentares discutiram e votaram quase 30 projetos de lei, dentre os quais a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2023.

O líder do prefeito Daniel Sudano se mostrou favorável ao pleito dos servidores e do Sindsemi de conseguirem acesso ao texto integral da Reforma Administrativa. O vereador também está preocupado com as constantes reclamações dos servidores com a falta de critérios para o pagamento das férias prêmios da categoria.

Ele externou preocupação com o descarte inadequado dos cacos de vidro que tem causado acidentes aos coletores de lixo. Sudano anunciou que em breve a prefeitura vai começar a segunda etapa da avenida José Farid Rahme. 

O vereador Dr. Edson também pediu mais diálogo entre a prefeitura e o sindicato dos servidores em relação ao projeto de reforma administrativa. Ele sugeriu um esforço conjunto das esferas policiais no combate aos furtos na cidade e ressaltou que a responsabilidade por estas ações não pode recair somente na Guarda Municipal.

O parlamentar criticou o baixo cachê pago aos artistas locais que vão tocar na Julifest, entre 2.500 reais a 4.500 reais. Dr. Edson solicitou que a Secretaria de Cultura reveja estes valores e que pelo menos consiga dobrá-los em benefício da cultura local.

O vereador Paulinho também pediu uma melhora no cachê dos músicos de Itabirito que vão se apresentar na Julifest. Ele também denunciou o péssimo estado de conservação e a sujeira na entrada do bairro Country, que virou um depósito de detritos a céu aberto.

O vereador Fábio Fonseca também está preocupado com o projeto de lei da reforma administrativa dos servidores pela falta de transparência na discussão entre a categoria e o executivo. O parlamentar pediu também urgência na realização do concurso público na prefeitura e no Saae.

Ele chamou a atenção para um decreto do executivo assinado em 2019, definindo que as mudanças que dizem respeito à vida profissional dos servidores deve ser feita mediante negociação com a categoria. 

O vereador Renê Butekus falou do vergonhoso estado da rua João Faria Gurgel no bairro Santa Rita, asfaltada há seis meses, que se encontra cheia de buracos e em péssimo estado de conservação. Segundo ele, o bairro Capanema passa pela mesma situação de abandono.

O parlamentar voltou a criticar o péssimo estado de conservação da infraestrutura e de atendimento na UPA. Ele recebeu denúncias de que a secretária de Saúde tem beneficiado alguns pacientes em detrimento de outros.

O vereador Max Fortes sugeriu que a prefeitura promova um festival da canção com músicos só de Itabirito. Ele anunciou que a Bancada do Povo vai incluir algumas sugestões de obras no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), em tramitação na Câmara. Por fim, o parlamentar lamentou a falta de diálogo da prefeitura com o Sindsemi e os servidores na construção do projeto de reforma administrativa da categoria.

Confira a pauta do dia