Os vereadores discutiram e votaram 11 Projetos de Lei, sendo dois que beneficiam os servidores municipais, um que trata do Orçamento Municipal para 2020 e outro que inclui Emendas na Lei do Plano Diretor. A vereadora Rose da Saúde teceu duras críticas ao sistema de saúde de Itabirito, segundo ela cada vez pior. Esses foram os principais destaques da Sessão Ordinária ocorrida na última segunda-feira (03/06).
Dentre os Projetos votados se destacam dois de interesse dos servidores municipais. O Projeto de Lei 37/2019 que altera a Lei Municipal 3042/2014 e estabelece o vencimento inicial dos profissionais dos agentes Comunitários de Saúde. Já o Projeto de Lei 38/2019 altera a Lei Municipal 2856/2012, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores Públicos da Educação Básica Municipal.
A vereadora Rose da Saúde utilizou a tribuna para criticar as condições em que se encontram os serviços de saúde de Itabirito. Ela contou que esteve no final de semana na UPA e viu as péssimas condições das roupas de cama oferecidas aos pacientes.
Ela constatou que lençol de berço estava sendo utilizado para cobrir meia cama de solteiro, além do que, havia muitas peças sujas e sem as mínimas condições de uso. Rose disse também que as Unidades Básicas não estão funcionando direito e isso sobrecarrega a UPA.
Outro problema apresentado pela vereadora foi em relação aos exames médicos, que estão perdendo a validade devido a demora, em média de seis meses, para a marcação de um retorno. Ela ilustrou com o caso de um paciente que perdeu um cateterismo por conta desse atraso. A vereadora questionou por onde anda a tão alardeada “melhor saúde de Minas Gerais”?
Ela relatou também problemas com a marcação dos transportes que levam os pacientes para exames em outras cidades. Segundo Rose tem havido denúncias de que os veículos não estão pegando os pacientes, sendo alguns obrigados a esperar desde 3h da manhã.
Por fim, a vereadora pediu a apuração rigorosa de um óbito ocorrido no último domingo da Unidade Básica do São José, por denúncia de negligência no atendimento.
Projetos de Leis
A Emenda à Lei Orgânica Municipal nº 01/2019 foi aprovada. O Projeto de Lei 25/2019 recebeu pedido de vistas. Os Projetos de Lei 34, 35, 37, 38 e 40/2019 foram aprovados. O Projeto de Lei 39/2019 foi retirado de pauta pelas comissões. Por fim, os Projetos de Lei 41 e 42/2019 como são matérias novas foram encaminhados para as devidas comissões.