Saae implanta laboratório microbiológico na região de Água Limpa

O laboratório deve estar operando em janeiro

O Saae de Itabirito está terminando as obras do novo laboratório da Unidade de Tratamento de Água (UTA) em Água Limpa. No local, serão feitas análises, que determinam a presença ou não de agentes microbiológicos que podem comprometer a saúde das pessoas.

As obras de construção do laboratório compreendem também a construção de abrigos para os quadros de comando e para o grupo gerador de energia e estão orçadas em R$ 189.965,02. O prazo de conclusão é para o final de dezembro.

Além da obra, o SAAE está investindo R$ 200.000,00 na aquisição de equipamentos, que já estão em fase avançada de licitação. A previsão é que no final de janeiro, o laboratório esteja em pleno funcionamento.

A química responsável pelo monitoramento da água, Marília Toledo, informou que a implantação do novo laboratório vai permitir atender com mais agilidade às exigências de controle de qualidade determinadas pelo Ministério da Saúde.

“O laboratório vai nos permitir inclusive atender às eventuais necessidades de sitiantes e condomínios não atendidos pelo SAAE, mas que precisam analisar a água que utilizam”, contou Marília.

Atualmente as análises microbiológicas da água produzida na UTA são realizadas na Estação de Tratamento de Água do SAAE, localizada no bairro Santa Rita, localizada a 38 km de distância. Isso exige o deslocamento entre as duas unidades da Autarquia, acarretando custos e tempo.