A equipe da Unidade de Tratamento de Água (UTA), do Saae de itabirito, localizada na BR 040, instalou um hidrante na entrada do Condomínio Aconchego da Serra. O equipamento vai ajudar os órgãos ambientais e bombeiros a combater os incêndios comuns na região nos períodos de seca.
A medida foi uma contrapartida da Autarquia junto ao Instituto Estadual de Floresta (IEF) para construir uma rede adutora no interior do Monumento Natural Estadual Serra da Moeda (MONA) para abastecer parte da região.
Foram construídos 4 km de rede, sendo 2,2 km passando pelo MONA. No projeto da obra, foram feitos uma série de estudos para atingir a melhor alternativa locacional, com menor impacto ambiental e supressão de vegetação possível.
A gerente-técnica do Saae, Heloísa França, explicou que o hidrante vai utilizar a água dessa adutora construída para atender à população do Residencial Villa Bella e de futuros empreendimentos que vierem a se instalar na região.
Heloísa acrescenta que o hidrante foi colocado em local estratégico para facilitar o trabalho dos bombeiros em ocorrências de combate a incêndios, que por ventura venham acontecer no Monumento Natural da Serra da Moeda.
“O equipamento vai também oferecer mais segurança para os moradores daquela região e para os combatentes de incêndios”, disse Heloísa.
O diretor-presidente do Saae, Rogério Eduardo, afirma que a Autarquia não tem medido esforços para levar água tratada para os empreendimentos e para os residentes da BR 040.