Saúde do município domina pauta dos vereadores

A reunião foi via Youtube por causa da Onda Roxa

Os vereadores externaram preocupação com o aumento dos casos do vírus chinês no município e pediram mais empenho do Executivo para aumento de leitos, combate às aglomerações e mais transparência na divulgação da lista de vacinados. Eles também discutiram e votaram 18 Projetos de Lei, durante a Reunião Ordinária de 2ª feira (22).

Eles também ressaltaram o destaque obtido pelo município no ranking de transparência da CGU. No estado, Itabirito teve o 17º melhor resultado, sendo que somente 21 municípios tiveram nota cima de 8,0. Já no ranking nacional, a média foi muito positiva, alcançou a 198ª posição.

O vereador Max Fortes lamentou o momento de caos completo em que se encontra o município em relação à pandemia. Ele demonstrou a preocupação com a saúde entrando em colapso com todos os leitos ocupados e 9 mil contaminados e quase 60 mortos.

O vereador fez um apelo para que a população entenda a gravidade da situação e se cuide o máximo possível. Max cobrou empenho maior na fiscalização e reclamou que o executivo não fez ainda um plano de socorro aos comerciantes e ao invés disso passou a multá-los.

O vereador Paulinho solicitou a inclusão dos bombeiros no grupo prioritário na fila de vacinação. Ele alertou que tem recebido muitas denúncias de fura filas nas vacinas e pediu mais transparência na divulgação destes dados.

Ele elogiou o fato de que o Portal de Transparência da Prefeitura ter ficado bem colocado no ranking nacional da CGU, ocupando o 17º lugar em Minas Gerais e 198º no Brasil.

O vereador Fábio Fonseca externou sua preocupação com a falta de leitos e pediu providências à Prefeitura. Ele disse ter recebido algumas denúncias de servidores da área da saúde que estão tendo dificuldades em adquirir e trocar os EPIs.

O vereador Dr. Edson alertou para as denúncias de fura filas no recebimento das vacinas e pediu mais transparência na divulgação destes dados. Segundo ele, estas informações devem vir à tona o quanto antes para dar tranquilidade à população.

O vereador Daniel Sudano contou ter sido procurado pelos comerciantes e lamentou que alguns receberam multas. Ele pediu que a Prefeitura revisse esse ato e que retirasse ou diminuísse o valor cobrado por estas infrações.

Sudano também parabenizou o ranking obtido pelo Portal da Transparência da Prefeitura, administrado pela Controladoria Geral, no levantamento da CGU. Segundo ele, uma conquista muito importante para o município.

O vereador Márcio Juninho lembrou o dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, e aproveitou para elogiar o trabalho feito pelo Saae de Itabirito no tratamento e distribuição da água no município.

Projetos de Lei (PLs)

A Emenda à Lei Orgânica 01/2021 e o PL 21/2021 receberam pedido de vistas. Os PLs 07 e 25/2021 foram aprovados em Redação Final. Os PLs 34, 36, 37 e 38/2021 foram aprovados. Os PLs 40 a 47/2021 como são matérias novas foram encaminhados para as devidas comissões.