Durante os dias 15 e 16 de dezembro, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou o curso virtual “Trabalho infantil e suas respectivas formas de abordagem”. O objetivo foi capacitar os profissionais que integram o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGD) para que consigam identificar e atender as vítimas desse tipo de abuso.
A secretária municipal de Assistência Social, Juliana Costa, explicou que a perda de renda das famílias durante a pandemia da Covid-19 tem aumentado consideravelmente a incidência do trabalho infantil no país, tendo como consequência a evasão escolar de crianças e jovens.
“Enfrentamos um ano atípico e as incertezas da atual conjuntura têm apresentado situações adversas à gestão pública municipal e o trabalho infantil é uma situação a ser combatida”, conta.
Participaram do curso os servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social responsáveis por entrevistas do Cadastro Único, psicólogos, assistentes sociais, conselheiros tutelares, orientadores sociais e gestores.
O curso foi ministrado pelo Professor Roberto Fuck de Almeida, graduado em Direito e em Pedagogia, com especialização em áreas voltadas ao funcionalismo público e ao SGD.