*Júnia Mellilo
“A programação do Itabirito Folia 2020 vai agradar a todos: já na quarta feira, dia 19, depois do tradicional desfile do Zé Pereira no Centro Histórico, teremos o show de Marchinhas Circo dos Amores, do Serginho Barbosa.
Durante todo o carnaval serão 73 shows de artistas locais e 8 shows de artistas de fora, privilegiando os músicos de nossa cidade. Os trios elétricos circularão no centro, com shows ou DJS, trazendo além de nossos artistas, atrações de renome como o Tuca Fernades, no domingo e o Bloco Então Brilha, na terça feira.
O palco Maestro Dungas, nosso palco alternativo, vai ter ritmos que vão além do Axé e Samba, que predominarão nos outros palcos e Trios Elétricos. Lá teremos Rap, MPB, música Eletrônica e Rock and Roll, para quem quiser curtir estes estilos. Alguns nomes que estarão neste palco são Rodrigo Santos (ex Barão Vermelho), Dang3r (DJ de música eletrônica reconhecido nacionalmente) e HOT E OREIA, uns dos principais nomes da nova geração do Rap nacional.
Teremos também o Espaço Kids, na Praça da Estação, com vasta programação de oficinas e shows voltados exclusivamente para o público infantil com conveniências como o Fraldário e banheiro infantil para dar conforto aos pequenos e suas mamães.
O Itabirito Folia 2020 vai homenagear os músicos de Itabirito, através da decoração e dos nomes dos palcos daqui e dos distritos Acurui e São Gonçalo do Bação. O boneco gigante na Praça da Bandeira representa o Maestro Dungas, que é também o nome do palco da Praça da Estação, nosso palco alternativo.
Itabirito é uma cidade de forte aptidão musical, e nada mais justo que fazer esta homenagem aos artistas que dedicaram suas vidas à música, seja compondo ou formando novos músicos, como é o caso de Dona Liz Bastos (palco do Acuruí) e Dona Lolinha (palco em São Gonçalo do Bação), Padre Francisco Xavier, fundador do coral Canarinhos de Itabirito (palco espaço Kids) e Maestro Vieira (palco dos correios). Maestro Vieira, que temos a satisfação de homenagear em vida, se dedica à Corporação Musical Santa Cecília há 45 anos, e a prática musical há 65. Através desses nomes pretendemos homenagear todos os músicos de Itabirito.
Também valorizamos as manifestações culturais tradicionais do nosso carnaval, como a Bandalheira, que receberá neste ano a maior banda de sua história, com 100 músicos dos dois Cordões, da Nova e da Velha tocando juntos.
Estamos preparados para oferecer uma estrutura organizada e segura, com 200 homens de segurança privada contratados, além dos bombeiros, brigadistas, guarda municipal, policia civil e da Policia Militar, que agora conta com o novo comando do Capitão Patrício que está alinhado com todo o nosso planejamento. Quanto à questão das barragens, estamos alinhados com a Vale, defesa civil municipal e estadual, com treinamentos realizados com nossas equipes que atuarão nas ruas, atendendo às orientações do Ministério Público.
Desta maneira, minha expectativa é de que teremos um excelente carnaval, organizado, seguro e, principalmente, muito animado”.
Júnia Mellilo é secretária de Patrimônio Cultural e Turismo