Secretário de Saúde alerta que Onda Amarela em Itabirito requer cuidados

O resultado é fruto do trabalho do secretário Municipal de Saúde e equipe

A Vigilância em Saúde informou que apesar da diminuição na média de novos casos, o coronavírus continua a circular perigosamente por Itabirito. Por isso, é necessário a população manter as normas de prevenção por mais algum tempo.

Os números, por enquanto, são positivos em Itabirito. Dados mostram que a cidade contabilizou, na semana em que avançou para a Onda Amarela, com 196 casos novos de Covid-19. Esse número baixou para 89 casos, entre 6 e 9 de setembro, duas semanas após a migração.

“Essa tendência de queda ainda é bem recente e só será mantida se não baixarmos a guarda nas medidas de prevenção”, alertou o secretário municipal de Saúde de Itabirito, Marco Antônio Félix.

Onda Amarela

O avanço de Itabirito para a Onda Amarela do plano Minas Consciente, no dia 29 de agosto, causou uma falsa sensação de segurança em grande parte da população.

Muitos se sentiram à vontade para circular pelas ruas sem o uso de máscaras e a observância das medidas preventivas, como o distanciamento social e a constante higienização das mãos.

Segundo as regras do Minas Consciente, gerido pelo governo estadual, caso os índices de contaminação voltem a subir, Itabirito pode retroceder de Onda no plano e ser obrigada a retomar as medidas restritivas.