O secretário de Desenvolvimento Econômico, Mário Marques, foi sabatinado, na sessão ordinária da última segunda-feira (01), pelos vereadores sobre o processo licitatório para alguma empresa assumir um dos galpões que eram da Delphi.
Pelo certame, essa empresa terá de gerar no mínimo 100 empregos, sendo 40% mão de obra itabiritense. O baixo número de postos de trabalho a serem criados, bem como o baixo percentual de empregos destinados ao povo de Itabirito foram questionados.
O aluguel do galpão, de R$ 33.200 mensais, terá 180 dias de carência para começar a ser pago. Os envelopes com as propostas serão abertos em 10 de junho, no setor de licitação.
Outro questionamento foi em relação ao ao antigo Curtume Santa Luzia. A administração anterior gastou cerca de R$ 6 milhões para incentivar a instalação de pequenas e microempresas. Contudo, o local, está sendo usado como “centro de distribuição operacional da Prefeitura”.
Segundo o secretário, houve tentativas de criar no local um espaço para empresas de malharia e do setor cervejeiro, porém “as ideias não vingaram”. “A logística não atende”, justificou. Sendo assim, o antigo curtume está sendo usado para “desonerar aluguéis das secretarias”, disse Mário Marques.
No entanto, a Presidência da Casa questionou que novos espaços ainda estão sendo alugados pela Prefeitura. O secretário respondeu que os novos aluguéis citados não são de responsabilidade da pasta de Desenvolvimento.