O Secretário Municipal de Segurança, Antônio Pataro, trouxe uma notícia nada boa para os comerciantes de Itabirito. Ele afirmou não haver efetivo suficiente no período noturno para evitar saques e furtos nos estabelecimentos que tiveram as portas danificadas. O alerta foi feito, durante entrevista coletiva, na tarde desta 2ª feira (10), com o prefeito Orlando Caldeira na sede do executivo.
Segundo Pataro, o patrulhamento da Guarda Municipal, durante o dia, tem se concentrado nas áreas comerciais onde houve o estouro das portas por causa das fortes correntezas do rio. Entretanto, o secretário reconhece não haver condições de se fazer uma segurança 100% efetiva em toda área comercial devido aos elevados números de atendimentos no centro e nos bairros adjacentes.
Em função dessa limitação, ele orienta que os próprios comerciantes reforcem a vigilância de seus estabelecimentos no período noturno, uma vez que o efetivo das forças de segurança estão limitados devido ao grande número de ocorrências em toda a cidade.
“Pedimos que os comerciantes se mobilizem e mantenham uma rede de vigilância protegida entre eles nestes locais onde houve dano a estrutura de portas, evitando saques e furtos que possam vir a ocorrer devido a esse desastre”, finalizou.