Sindsemi denuncia valor defasado do cartão alimentação para servidores municipais de Itabirito

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itabirito (Sindsemi) manifestou insatisfação com o valor do cartão alimentação pago aos servidores municipais, atualmente fixado em R$660. O valor está abaixo do custo médio da cesta básica em Minas Gerais, calculado em R$735,43 pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead) em janeiro de 2024. A defasagem afeta especialmente servidores de baixa renda, que desempenham funções essenciais no município.

O Sindsemi destaca que o valor atual compromete a capacidade dos servidores de suprirem necessidades básicas, como a alimentação, especialmente após o fechamento do Restaurante dos Servidores, que oferecia refeições de qualidade a preços acessíveis. A entidade sindical defende o reajuste do cartão alimentação como uma medida urgente, a ser discutida nas negociações da Data-base, para promover condições dignas de trabalho e assegurar a subsistência dos trabalhadores e suas famílias.

Em nota, divulgada em suas redes sociais, o sindicato chama a atenção para o aumento do custo de vida e reforça a necessidade de apoio à luta por salários e benefícios que garantam a qualidade de vida dos servidores.