O vereador Renê Butekus, único parlamentar declarado de oposição, fez valer o título de opositor e usou seu tempo na tribuna livre, durante a reunião ordinária de 2ª feira (29), para tecer duras críticas aos mandatários do executivo.
Em tom duro, o parlamentar questionou o fato de a cidade de Mariana estar investindo cerca de 5 milhões de reais para a construção de 10 leitos de um centro de UTI, enquanto em Itabirito o gasto está orçado em 10 milhões, sendo que as unidades são nos mesmos moldes e na mesma instituição Hospitalar São Camilo.
Ainda em relação à saúde, o parlamentar denunciou a falta de remédios básicos na UPA e nas UBSs como a Dipirona e pediu providências urgentes. Ele também cobrou o funcionamento da Farmácia Popular, que hoje está abandonada.
O vereador ridicularizou a notícia veiculada pela Secom de que o município conquistou o premio Cidades Excelentes. Entretanto, ele contou que o instituto responsável pela premiação possui contratos firmados com a prefeitura de quase dois milhões de reais em serviços de consultoria.
Butekus não poupou a consulta pública sobre o carnaval, pois o aplicativo aceitou a votação com nome, CPF e titulo de eleitor fictícios e mesmo assim computou os votos.
Por fim, chamou de canalhice a forma como a cidade vem sendo administrada e exigiu melhoras urgentes.
Apesar de todas as críticas, chamou atenção o silêncio dos vereadores da base aliada, pois, em momento algum, não fizeram qualquer tipo de contraponto em relação às críticas do colega opositor ao executivo.